Voltar
Publicado em: 05/09/2016 às 15:19

Seminário apresenta opções de financiamento para inovação

Por: Ascom/Fapesb

Fapesb, FIEB e Sebrae apresentaram a inhas de crédito disponíveis para financiamento voltado para as micro e pequenas empresas

FIEB - Seminario apresenta opções de financiamento para inovaçãoCriar um canal de interlocução envolvendo setor produtivo, academia e órgãos de fomento à pesquisa foi o objetivo do Seminário “Diálogos para Inovação e Empreendedorismo: Oportunidades de Recursos Financeiros para Inovação em Micro e Pequenas Empresas”, realizado nesta quinta-feira, 1º de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

 

A iniciativa foi resultado de parceria entre a FIEB – por meio dos Conselhos da Micro e Pequena Empresa Industrial (Compem) e de Inovação e Tecnologia (Citec) – e Fapesb com o objetivo de chamar a atenção para a importância da inovação e apresentar as alternativas de financiamento oferecidas aos empresários baianos.

 

“Em um cenário de crise, temos que contribuir e apresentar caminhos visando fomentar a produtividade e a competitividade da indústria e nosso objetivo é mostrar aos empresários como obter recursos para inovar”, destacou Carlos Gantois, primeiro vice-presidente da FIEB e coordenador do Compem. José Luís de Almeida, coordenador do Citec lembrou que esta foi a terceira reunião conjunta dos dois conselhos e isso é importante para trazer as micro e pequenas empresas a pensarem em inovação. “As micro e pequenas empresas são as mais carentes por inovação e se elas não inovarem, elas acabam fechando as portas, por isso é importante estimular os pequenos empresários a inovar em todos os sentidos”.

 

Lázaro Cunha, diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia (FAPESB) destacou que além de anunciar as oportunidade de inovação, o interesse da Fapesb é ampliar a sinergia entre empresas e universidades. “Reconhecemos esta parceria como estratégica para aumentar a possibilidade de ampliar a geração de projetos inovadores que alavanquem o desenvolvimento econômico do estado”, arrematou.
O seminário também apresentou o edital Pappe Integração, que dispõe de R$ 21 milhões para projetos de micro e pequenas empresas e está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro, bem como o Sebraetec.

 

O seminário foi aberto com palestra do presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Rubén Delgado, também vice-coordenador do Citec, que falou sobre Tecnologia e Inovação como ferramenta de diferencial competitivo. O coordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Universidade Federal da Bahia, Paulo Gomes, falou sobre O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica na cooperação entre universidades e empresas. O coordenador de Inovação da FAPESB, Alzir Mahl, apresentou o edtal do Pappe e o gerente de Inovação do Sebrae-BA, Leandro Barreto, apresentou as linhas de apoio do Sebrae para o financiamento das micro e pequenas empresas. A programação foi encerrada com uma Rodada de Oportunidades.

 

Link: http://www.fieb.org.br/Noticia/4361/Seminario-apresenta-opcoes-de-financiamento-para-inovacao-.aspx

 

Fonte: FIEB

Voltar