Voltar
Publicado em: 05/03/2015 às 20:59

Diretor da Fapesb participou de primeira reunião do CONFAP em 2015

Por: Ascom/Fapesb

Nos dias 3 e 4 de março, o diretor geral da Fapesb, Roberto Paulo Machado Lopes, participou do primeiro fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), de 2015, em Brasília. A abertura do evento contou com uma palestra do novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Aldo Rebelo.

No segundo dia do evento, foram realizadas as eleições para presidente e vice-presidente da entidade. Sergio Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC), que presidiu o Conselho entre 2013 e 2015, foi reeleito por unanimidade. Como vice-presidente, foi eleita a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi.

Para Roberto Paulo, o Confap é um instrumento importante de articulação com as grandes agências. “Hoje, as Fundações são fortemente reconhecidas, graças a essa articulação permitida pelo Confap”, diz. “Quando é feito um acordo, ele não acontece com uma Fundação isoladamente, mas a maioria dos acordos é feita a partir de uma articulação de um Conselho que hoje é bastante representativo.” Segundo o diretor da Fapesb, o orçamento das FAPs no Brasil hoje gira em torno de R$ 2,7 bilhões. “O Confap é, portanto, reconhecido e respeitado entre os órgãos como um dos grandes instrumentos do sistema nacional de Ciência e Tecnologia”, afirma.

Durante o Confap, Roberto Paulo anunciou a sua saída da direção da Fundação, que deverá ser gerida, a partir deste mês, por Eduardo Santana de Almeida.

Fonte: Ascom/Fapesb

Voltar