Publicado em: 07/04/2021 às 11:10

A Bahia sediará o XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (ENERI BA 2020-2021)

O evento será realizado entre os dias 16 a 25 de abril de 2021 e receberá palestrantes renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, que abordarão as “Relações Internacionais Contemporâneas: novos desafios e novas alternativas”.

Entre graduandos, graduados, professores, estudiosos e interessados nos temas das Relações Internacionais – oriundos de todas as regiões do país e do Brasil afora, os participantes contarão com uma programação muito especial com palestras, mentorias, apresentações de trabalhos, minicursos e mesas-redondas. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas diretamente no site do ENERI BA 2020-2021 até o dia 18 de abril.

O ENERI é um evento acadêmico anual, promovido pela Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI) e voltado para a comunidade estudantil de Relações Internacionais. Sua proposta é possibilitar a integração dos estudantes deste curso a nível nacional, mas hoje já é considerado como o maior Encontro de Estudantes de Relações Internacionais da América Latina.

É a primeira vez, em seus 25 anos de realização, que o ENERI será realizado de forma 100% gratuita e online. Esta edição está sendo construída por estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/Campus dos Malês) e da Universidade Salvador (UNIFACS/Campus Tancredo Neves), ambas no estado da Bahia.

A proposta desta edição, que comemora também as bodas de prata do evento, busca fazer uma retrospectiva dos 100 anos de História das Relações Internacionais e contará com a ajuda de seis eixos temáticos. Além disso, trará análises na perspectiva dos tradicionais assuntos da área e com espaço às novas correntes, propostas e perspectivas que englobam a nossa realidade.

Segundo a Comissão Organizadora do ENERI BA 2020-2021, por razões das barreiras sanitárias provocadas pela pandemia do Covid-19, o evento que seria realizado presencialmente em abril/2020, foi adiado para abril/2021, mas devido ao acompanhamento da pandemia, a Comissão decidiu por manter a realização do evento na modalidade virtual. A programação também sofreu alteração: o ENERI BA 2020-2021 que aconteceria entre os dias 24 a 27 de abril de 2021, teve as suas datas alteradas para o período de 16 a 25 de abril de 2021.