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Publicado em: 16/09/2016 às 08:44

Aplicativo ganhador do concurso Ideias Inovadoras ajuda no combate ao Aedes aegypti

Por: Ascom/Fapesb

Já pensou em contribuir para o controle do Aedes aegypti, através do celular? A partir de segunda-feira (19), estará disponível o aplicativo Mosquito Zero, que permite ao usuário informar locais de foco e presença do mosquito; registrar casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus; consultar unidades de saúde e identificar condições de saneamento básico. O aplicativo foi um dos vencedores do Concurso Ideias Inovadoras, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Inicialmente o aplicativo contemplará os bairros Palestina e Itaigara. “São os dois bairros de Salvador que apresentaram o maior número de focos do mosquito”, explica Alex Sandro Correia, idealizador do projeto. Para o lançamento, agentes comunitários de saúde e os desenvolvedores do aplicativo realizarão uma panfletagem segunda (19) e terça (20), nos bairros Palestina e Itaigara, respectivamente.

Por enquanto, moradores de outros bairros podem acessar o conteúdo do aplicativo através do site www.mosquitozero.com.br . O cidadão poderá acompanhar o andamento da sua solicitação através do número de protocolo, acessando o Portal Mosquito Zero ou através de notificações que serão atualizadas automaticamente no seu aplicativo.

O Mosquito Zero conquistou o 1º lugar na categoria Pós-Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu, do Concurso Ideias Inovadoras, em 2014. “O Concurso ampliou nossos horizontes, abriu novas possibilidades de utilização da tecnologia e incentivou a criar algo inovador, que traga um diferencial, que agregue valor e que traga resultados”, afirma Alex Sandro.

O app foi o único programa no país selecionado pelo Governo Federal para receber recursos que viabilizassem o funcionamento. “Vencer o Concurso Ideias Inovadoras impulsionou a gente a se inscrever em uma linha de financiamento do Ministério da Saúde e sermos o único projeto aprovado do Brasil”, conta o idealizador.

A tecnologia estará disponível para a plataforma Android e acessível em três idiomas (português, inglês e espanhol). As informações registradas pela população serão avaliadas por profissionais qualificados e encaminhadas para Ouvidoria Geral do Município, a qual se encarregará de acionar os órgãos competentes para o atendimento das demandas.

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