Voltar
Publicado em: 21/09/2016 às 09:28

Aplicativo simula instrumentos percussivos e ritmos musicais brasileiros

Por: Ascom/Fapesb

Agogô, moringa, zabumba, reco-reco, caxixi, pandeiro, xequerê. Você conhece esses instrumentos, suas sonoridades e origens? Pensando na divulgação da música percussiva brasileira, a produtora baiana Disco Azul criou o aplicativo Beat! Percussion Fever, que simula 44 instrumentos de percussão da música brasileira, além de 100 ritmos. O aplicativo foi lançado com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), por meio do edital Tecnova.

Através do aplicativo, é possível aprender a história e origens de gêneros musicais tipicamente brasileiros, como baião, batuque paulista, carimbó, congada, ijexá, maracatu e tambor de crioula. “A importância do aplicativo é dar destaque a riqueza da cultura e da música brasileira. A proposta é amplificar o diálogo entre a área cultural e a área tecnológica”, afirma Jamile Vasconcelos, idealizadora do Beat! Percussion Fever.

A gestora cultural também fala sobre a importância com apoio financeiro da FAPESB, FINEP e MCTI ao seu projeto inovador, executado pela produtora baiana Disco Azul. “O edital foi muito importante porque possibilitou que tivéssemos tempo de pesquisa, além de uma equipe disponível para trabalhar. O apoio da Fapesb foi essencial para a viabilidade do aplicativo”, ressaltou Jamile Vasconcelos.

Além da versão para celular, o projeto conta também com um website bilíngue. Com design intuitivo, em formato de “controle joystick” para garantir melhor ergonomia, o app permite que o usuário conheça e toque os instrumentos de percussão mediante toques na tela e/ou agitação do aparelho e aprenda diferentes ritmos.

O app disponibiliza uma tela de informações com detalhamento de áreas de toque dos instrumentos, o MeEnsine! (TeachMe!), uma ferramenta especial que ensina ao usuário como tocar diferentes ritmos e o ToqueJunto (PlayAlong), função que permite selecionar e acompanhar uma música tocando o instrumento escolhido.

Gratuito, o utilitário está disponível para iPhone, em português e inglês e conta com áudios exclusivos, gravados e finalizados em estúdio, além de funções e ferramentas voltadas à performance ao vivo, educação e entretenimento, para pessoas com ou sem conhecimento musical prévio, disponível em http://beatfun.band

Voltar