Publicado em: 01/08/2019 às 17:07

Audiência Pública possibilita diálogo sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Encontro solicitado pela vereadora Marta Rodrigues aconteceu no Centro de Cultura da Câmara de Salvador

Com o objetivo de apresentar para a população os projetos que estão em andamento no ecossistema de inovação e ouvir ou anseios em relação à pasta, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por solicitação da vereadora Marta Rodrigues, participou de uma Audiência Pública na manhã desta quinta-feira (1º), no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores. O encontro contou ainda com palestras sobre o atual cenário de inovação e trouxe a participação de diversos membros que atuam no âmbito do empreendedorismo público e privado.

De acordo com Marta Rodrigues, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos, a intenção de realizar esta audiência surgiu após um encontro com o governador do estado, Rui Costa, durante a inauguração do Parque do Queimado. “Fui informada sobre projetos para inovação como o edital Centelha Bahia e automaticamente pensei ‘precisamos deixar a população ciente disso’. Acho que é um ótimo momento de valorizar nosso povo e dar oportunidades para que possamos criar soluções estratégicas para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, principalmente no que se refere ao empreendedorismo negro, visto que Salvador tem uma população com cerca de 86% de pretos e pardos”, afirmou.

Representante da Secti, o chefe de gabinete Gesil Amarante destaca que em ocasiões como esta é possível passar informações sobre como o Governo do Estado encara o desafio de fortalecer a posição da Bahia no cenário de CT&I. “É necessário aproveitar o potencial do baiano para melhorar a qualidade de vida da sociedade, e para isso é importante que Salvador possa contar com a união de outros municípios”, ressaltou.

A audiência contou com as seguintes palestras: Propostas do ecossistema de inovação, com o professor do IF Baiano, Agnaldo Freire, Comunidade All Saints Bay, com um dos idealizadores do projeto, Domjorge Almeida. Além disso, em um momento significativo, o Centelha Bahia foi apresentado pelo coordenador da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb), Alzir Mahl. O edital vai destinar mais de R$ 1,6 milhão para financiar projetos com foco em ideias inovadoras para o estado. A Secti também aproveitou a oportunidade para apresentar iniciativas como o Laboratório Vivo para Cidades Inteligentes. Segundo o coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira, o espaço de pesquisa servirá para o desenvolvimento de ideias para municípios em um cenário realístico.

Também contribuíram para a composição da mesa de abertura e de palestras, o diretor da Fapesb, Márcio Costa, a vice-presidente da Junta Comercial Do Estado Da Bahia (Juceb), Paula Miranda, o diretor de sustentabilidade, inovação e resiliência de Salvador, Ivan Elder, a presidente da Associação dos Jovens Empreendedores, Maria Brasil, o vice-presidente da UPB e prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim e o diretor da Associação Baiana de Startups, Paulo Pietrobon.