Publicado em: 20/05/2016 às 09:40

Autora e pesquisadora Nídia Lubisco ministra palestra na Fapesb

Em tempos de tecnologias digitais móveis e internet cada vez mais rápida e acessível, as bibliotecas passam por desafios jamais enfrentados. Nídia Lubisco, autora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, ministra a palestra “Os desafios da biblioteca universitária na contemporaneidade”, realizada pela Academia de Ciências da Bahia (ACB), no dia 24 de maio, no Espaço Lazareto, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O evento abordará as mudanças no uso das bibliotecas universitárias nos últimos anos. Segundo Lubisco, “nunca se teve tanta informação circulando pelo mundo, em tempo real e sob os mais diversos formatos, como agora. Se por um lado, isto é um elemento facilitador para a ciência, para a vida em geral, traz elementos complicadores”.

Um desses elementos é a falta de inclusão no acesso à internet: “não é para todos, já que a brecha digital reflete a brecha social”, fala a pesquisadora. Outra questão é que para validar uma informação encontrada na rede é necessário verificar a fonte. De acordo com Lubisco, as bibliotecas podem funcionar na mediação entre as diversas fontes disponíveis na web e os leitores interessados.

Com mais de 40 anos de experiência na área de Biblioteconomia e Documentação, NídiaLubisco se formou pela Universidade Federal da Bahia em 1969, é mestre em Ciência da Informação e doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Atualmente, lidera o grupo de Pesquisa GEINFO Saberes e Fazeres em Informação e do Conhecimento, que possui investigações nas áreas de planejamento, gestão e avaliação de unidades de informação (bibliotecas universitárias, públicas e escolares).

O quê: Palestra “Os desafios da biblioteca universitária na contemporaneidade”
Quando: 24 de maio de 2016, às 9h.
Onde: Espaço Lazareto – Fapesb. Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro, Federação.
Inscrição: Gratuita / No local.
Outras Informações: (71) 3116-7654 (manhã) – (71) 98672-2370