Publicado em: 23/11/2010 às 09:59

Baiana com especialização na área de nanotecnologia recebe prêmio na Finlândia

A baiana Viviane dos Santos Barbosa, nascida no bairro da Liberdade em Salvador, recebeu um prêmio numa conferência científica internacional realizada na cidade de Helsinki, na Finlândia, entre 29 de agosto e 03 de setembro. O evento que reúne cientistas do mundo inteiro é realizado a cada quatro anos tendo como sede uma cidade da América do Norte, Europa ou Ásia. A conferência é multidisciplinar com participação de cientistas das diversas áreas como Física, Química e Engenharia Ambiental. O trabalho de Viviane competiu com cerca de 800 outros trabalhos científicos de pesquisadores de todo o mundo. Os critérios de escolha envolviam, entre outras coisas, a relevância científica e a apresentação. O projeto foi realizado na Universidade Técnica de Delft, na Holanda, onde Viviane cursou bacharelado em Engenharia Química e Bioquímica e onde fez mestrado em Engenharia Química no departamento de Nanotecnologia. Para a sua tese de mestrado, Viviane recebeu carta branca do seu professor orientador, responsável pelo departamento de Nanomateriais, para pesquisar, organizar e executar o seu próprio projeto; e assim resolveu trabalhar conjuntamente com o departamento de Engenharia de Catalisadores da universidade. Tendo obtido resultados de grande importância científica, resolveu juntamente com os seus professores orientadores, Prof. Dr. Andreas Schmidt-Ott e Prof. Dr. Freek Kapteijn, apresentar parte do projeto na conferência de Helsinki; o que culminou na premiação obtida. Seu trabalho de mestrado incluía a produção de catalisadores metálicos nanoestruturados contendo um ou mais elementos, produzidos através do método conhecido por ‘spark generation and inertial impaction’ que oferece a possibilidade de misturar metais até a escala atômica. As inúmeras possibilidades de misturar metais e ainda controlar dimensões em escalas nanométricas tem o potencial de gerar novas propriedades catalíticas. Além disso, material com alto grau de porosidade é produzido o que resulta em um melhor aproveitamento, reduzindo assim a quantitade de catalisador utilisado. Algumas propriedades dos catalisadores preparados foram investigadas e os resultados mais relevantes indicaram maior resistência térmica e distinta performance catalítica decorrente da sinergia entre os diferentes elementos. Os catalisadores preparados através desse método nanotecnológico podem encontrar muitas aplicações possíveis em diversas áreas como na produção de energia alternativa e no controle ambiental.
Antes de mudar para a Holanda Viviane sempre morou no bairro da Liberdade e sempre frequentou escolas públicas como a Escola Marquês de Abrantes (primário), ICEIA (ginásio), a antiga Escola Técnica Federal da Bahia, hoje CEFET (segundo grau) e a Universidade Federal da Bahia onde cursou Química Industrial durante dois anos e foi bolsista de iniciação científica do grupo do professor Jailson Bittencourt de Andrade.
Desde a infância Viviane ministrou aulas de reforço escolar para alunos de diversas escolas de Salvador juntamente com suas irmãs e sua mãe, Professora Nilza, a idealizadora da Troca de Livros, projeto que até hoje beneficia muitas famílias carentes na cidade.
As experiências adquiridas com essas atividades e também o exemplo do seu pai, Florisvaldo Barbosa, um ‘cientista caseiro’ (auto-didata que enchia a casa com vários objetos eletrônicos usados em suas inúmeras experiências) deram ingredientes importantes para a formação de um cientista como um caráter curioso, metódico e perseverante..
Viviane ressalta que hoje em dia é muito mais fácil adquirir conhecimento mesmo no caso onde não hajam recursos para estudar numa boa instituição de ensino. Muitas coisas podem ser hoje encontradas na internet, mas isso não quer dizer que o sistema tradicional de ensino tornou-se obsoleto. Ela aconselha a qualquer um que deseje se especializar em algo, que use mão dessa ferramenta, principalmente no caso onde não haja recursos financeiros para seguir um curso em uma boa instituição. Muito material pode ser adquirido através da rede. É importante também pesquisar diferentes fontes e entrar em contato com pessoas ativas na área desejada em fóruns de discussão, por exemplo. Também pessoas de outros países. Se a língua é uma barreira, é possível praticar uma língua estrangeira com alguns amigos interessados e juntos seguirem um curso no Youtube, por exemplo. Viviane também usa a rede para adquirir conhecimentos nas mais diversas áreas. Acabou de aprender a tocar duas músicas do Gilberto Gil seguindo as aulas do próprio… pela internet. Apesar das várias possibilidades que a rede virtual oferece, ela ressalta que devemos estar atentos para não exagerarmos na dose, pois a internet é mais uma ferramenta e não substitui os livros e o convívio social.

Foto: (Fonte) ufba.br
E-mail: balkis1973@hotmail.com