Voltar
Publicado em: 01/05/2011 às 17:30

Belo Horizonte sedia o Fórum conjunto Consecti e Confap

Por: Ascom/Fapesb

Durante a solenidade o presidente do CONFAP e da FAPEMIG, Mário Neto Borges, ressaltou a história da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, abriu hoje às 11h, o Fórum conjunto CONSECTI (Conselho Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia) e CONFAP (Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa), na cidade administrativa, Tancredo Neves, em Belo Horizonte. A solenidade marcou também a homenagem do Estado de Minas Gerais ao jubileu de prata da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) e contou com a presença dos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa de todo o país, dos secretários de ciência e tecnologia estaduais, além de diversas autoridades.

Durante a solenidade, o presidente do CONFAP e da FAPEMIG, Mário Neto Borges, ressaltou a história da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, no governo Hélio Garcia e o quanto ela tem contribuído para o avanço da pesquisa no estado. Dentro dessa perspectiva o presidente destacou o crescimento em 11 vezes do orçamento da entidade em sete anos, sendo que no ano de 2010 a Fundação contou com um orçamento de 284 milhões. Mário Neto também ressaltou a pauta única do Fórum conjunto CONSECTI e CONFAP que irá discutir a necessidade da mudança do arcabouço legal de ciência e tecnologia do Brasil.

O governador Antônio Anastasia em um discurso entusiasmado, além de parabenizar a FAPEMIG pelos 25 anos de incentivo a pesquisa e ao desenvolvimento do estado, afirmou que a instituição é fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais. O governador reafirmou seu compromisso em manter o investimento anual de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual em ciência e tecnologia, meta que foi alcançada em 2007. Para Anastasia o compromisso de investir em ciência e tecnologia tornou-se um dogma do governo de Minas Gerais.

O Fórum conjunto continua hoje a partir das 15h com a discussão sobre o “Arcabouço Legal em CT&I: Diagnósticos e Alternativas”.

Voltar