Voltar
Publicado em: 20/10/2010 às 15:55

BIODVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SÃO DEBATIDOS NA UFBA

Por: Ascom/Fapesb

Aprofundar de forma crítica, transversal e detalhada, por meio da participação de especialistas renomados com o tratamento e observação do cotidiano, é o que a coordenação do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom / Ufba) promove com o Seminário Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade – Ciência, Tecnologia e Mídia, no Campus Ondina (Auditório da Facom), nos dias 21 e 22 de outubro, das 19h às 22h.
Bastante difundido nos dias atuais e utilizado como estratégia no chamado “marketing verde”, o termo, Desenvolvimento Sustentável, ainda não é tão entendido quanto “marketeado”. Dessa forma, o evento, que faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – acontece em todo o país entre os dias 18 a 22 de outubro – foi concebido para favorecer a formação dos divulgadores científicos que se interessam por questões ambientais na Bahia.
Com programação rica, diversa e provocativa, o seminário conta com trabalhos apresentados, por nomes renomados, como o da doutora em saúde pública, Cilene Victor, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e diretora de redação da revista Comciência Ambiental; a jornalista Vanja Joice Bispo Santos, do Museu Paraense Emílio Goeldi; a jornalista Maiza Andrade, editora de Meio Ambiente do Jornal A Tarde; o pesquisador Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); a professora e pesquisadora Maria Rejane Lira, do Instituto de Biologia da UFBA; o engenheiro florestal, Luís Zarref Henrique Gomes Moura, representante de Movimentos Sociais.
Além dos debates, haverá uma oficina e uma exposição fotojornalística sobre temas ambientais realizada pelo Movimentos Amigos do Meio Ambiente – AMA e da Rede de Articulação e Mobilização em Comunicação Ambiental – Rama.
O evento, que é patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb, tem inscrições gratuitas, e podem ser feitas pelo e-mail: jorncientec@gmail.com, informando apenas o nome, RG, profissão e instituição, ou no local, entre 18 e 19h, com direito a certificado de participação.
A coordenadora do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da Facom, professora Simone Bortoliero, considera o evento uma rara oportunidade para se discutir o valor da informação científica e o papel do jornalista frente à necessidade de democratização e divulgação da informação como instrumento de poder político para as mudanças em pauta.
São parceiros do encontro: Fiocruz – Ba; FTC – Salvador; Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA; Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico e a Faculdade de Comunicação da UFBA.
Fonte: UFBA

Voltar