Publicado em: 01/08/2017 às 15:58

Campus Party: Hackathon busca soluções para mobilidade e acesso ao trabalho

Participar de uma maratona de programação em busca de soluções inovadoras, por meio de tecnologias digitais, que envolvam mobilidade e acesso ao trabalho. Esse é o objetivo do Hackathon “Desafios Bahia”, que acontece dentro da Campus Party, de 9 a 13 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Promovido pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Hackathon “Desafios Bahia” segue com inscrições abertas até o dia 9 de agosto.

O secretário da Secti, Vivaldo Mendonça, explica que a maratona de programação ajuda no desenvolvimento de soluções que vão servir à qualificação de políticas públicas de órgãos do Estado e visando o bem-estar da sociedade. Já a secretária da Setre, Olívia Santana, ressalta que o evento irá auxiliar a secretaria a expandir e aperfeiçoar o serviço de intermediação de mão de obra para os 417 municípios da Bahia, focando nas necessidades do empregador e do trabalhador. Também parceiro da iniciativa, o secretário Fernando Torres acredita que a maratona vai contribuir com a inovação na gestão do Estado da Bahia.

Para participar dos desafios propostos, que serão detalhados na Campus Party, os interessados devem formar equipes entre três a cinco integrantes, além de possuir, preferencialmente, conhecimento ou experiência nas seguintes áreas: Programação e desenvolvimento de software ou aplicativos web/mobile; Design gráfico; Gestão de negócios; e Políticas públicas. O regulamento do hackathon já está disponível através do endereço www.desafiosbahia.com.br

Os três melhores projetos de cada tema serão premiados com ingressos com camping para a edição nacional da Campus Party, que acontece em São Paulo, incluindo custeio de passagens aéreas. Os vencedores também serão contemplados com mentoria, coworking e aceleração, oferecidos por instituições e empresas parceiras da maratona de programação. As equipes classificadas em segundo e terceiro lugar de cada tema também serão premiadas, conforme previsto em regulamento.

O Hackathon “Desafios Bahia” é promovido pelo Governo do Estado da Bahia e pelo Instituto Campus Party, em parceria com as Secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Potelo Softwares, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Agência de Tecnologia e Inovação (StartOnApp) e do Grupo REDE+.

Histórico

A primeira edição do Hackathon “Desafios Bahia”, no mês de junho, teve como tema “Respeita as Mina”, fruto de uma articulação da Secti e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Ronda Maria da Penha. Na oportunidade, os programadores trabalharam, por 33 horas ininterruptas, o desenvolvimento de tecnologias que contribuíssem para a redução da violência contra a mulher.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com 524.743 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e em 2017, terá edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul.