Publicado em: 12/04/2016 às 20:29

Concurso Ideias Inovadoras: 21 projetos são premiados pela Fapesb

Transformar uma ideia inovadora em um projeto reconhecido. Foi o que motivou Josevaldo de Almeida, idealizador do projeto ‘O som do sisal’, a participar do Concurso Ideias Inovadoras. O projeto dele conquistou a primeira colocação na categoria Inventor da Economia Criativa do concurso. O evento, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), aconteceu na tarde desta terça-feira (12), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Douglas Pinto da Silva, da Universidade Salvador (Unifacs), primeiro colocado na categoria Estudante do Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio destaca a emoção de ter sido contemplado com o prêmio de R$ 15 mil. “Ganhar esse prêmio vai me dar mais poder para investir no projeto. Por que até então, estava utilizando objetos que podia comprar e agora posso adquirir componentes para a pesquisa, ajudando a dar uma alavancada no potencial dele”, comemorou.

A novidade desta edição ficou por conta da categoria Inovações Educacionais, que premiou o projeto ‘Treinamento de habilidades sociais como estratégia para redução da violência escolar em estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino’; o projeto ‘Aproveitamento de energia eólica na agricultura’; e ‘Jogos Africanos na Escola: Experiências educacionais para o ensino de África’, em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

O diretor presidente da Fapesb, Eduardo Almeida ressaltou a importância do concurso no cenário de inovação do país. “Existe um esforço para manter essa iniciativa mesmo em um cenário de ajustes econômicos significativos na área de ciência, tecnologia e inovação. Espero que este ano, quem submeteu a sua ideia faça novamente e convoque amigos e colegas para novas submissões”, disse.

Em sua oitava edição, o Concurso Ideias Inovadoras, linha de ação do Programa Empreende Bahia e que conta com a parceria da Vilage Marcas e Patentes, SEBRAE, SECULT e SEC avaliou propostas ganhadoras com base na originalidade dos projetos, a aplicação prática para resolução de problemas, impactos da inovação, diferenciação, capacidade de inserção no mercado, perfil do empreendedor ou da equipe e clareza na apresentação.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Manoel Mendonça, que esteve representando o governador Rui Costa encerrou a cerimônia de premiação. Também estiveram presentes representantes da Fiocruz-Bahia, Sebrae, Sistema Fieb, Crea, Uesc, Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e outras autoridades.

Este ano, foram premiados 21 projetos foram nas categorias de (1) Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio; (2) Graduandos; (3) Pós Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu; (4) Pesquisadores; (5) Graduados Independentes; (6) Inventores Independentes; (7) Inventores da Economia Criativa; e (8) Inovações Educacionais.

Confira a lista de ganhadores:
Categoria 1 – Estudante de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio
1ºLugar: JARVIS – ASSISTENTE VIRTUAL/Universidade Salvador/DOUGLAS PINTO DA SILVA
2ºLugar: SISTEMA MONITORADOR DE CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA RESIDENCIAL/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/DANIEL RAMOS DA ROCHA.

Categoria 2 – Graduandos
1ºLugar: COMPARTIMENTO PROGRAMÁVEL PARA MONITORAMENTO E AUXÍLIO NA TERAPIA MEDICAMENTOSA DOMICILIAR/Universidade Estadual de Feira de Santana/VICTOR SAMPAIO DE ALMEIDA.
2ºLugar: MOSCATRATIVO/Universidade Federal da Bahia/HUGO OLIVEIRA NOVAIS.
3º Lugar: TELHA DE LICURI RESINADA NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI/Universidade Salvador/LAILA CONCEIÇÃO GOMES.

Categoria 3 – Pós Graduando Lato Sensu e Stricto Sensu
1ºLugar: RESFRIADOR INSTANTÂNEO PORTÁTIL DE BEBIDAS/Universidade Federal da Bahia/REBECCA DA SILVA ANDRADE.
2ºLugar: PRODUÇÃO DE ANTÍGENO MODIFICADO EM PLANTA BIORREATORA: UMA ESTRATÉGIA PARA ROMPER O CICLO DA TOXOPLASMOSE/Universidade Estadual de Santa Cruz/JAMILLY AZEVEDO LEAL SENA.
3ºLugar: USO DE UMA PROTEÍNA RECOMBINANTE COMO FÁRMACO EMAGRECEDOR/Universidade Estadual de Santa Cruz/JACQUELINE ARAÚJO CASTRO.

Categoria 4 – Pesquisadores
1º Lugar: TINGIMENTO TÊXTIL A SECO EM MEIO SALINO/Universidade Federal da Bahia/MIGUEL ANGEL IGLESIAS DURO.
2ºLugar: TECNOLOGIAS INOVADORAS NO CAMPO DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES NATURAIS PARA APLICAÇÃO EM AZEITE DE DENDÊ/DEUSDELIA TEIXEIRA DE ALMEIDA.
3ºLugar: FLAVONOIDE AGATHISFLAVONA, EXTRAÍDO DA CATINGUEIRA DO SERTÃO BAIANO: POTENTE AGENTE NEUROPROTETOR, NEUROGÊNICO E IMUNOMODULADOR/SILVIA LIMA COSTA.

Categoria 5 – Graduados Independentes
1ºLugar: DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS/Sem Vínculo/HUGO LEONARDO DOURADO.
2ºLugar: BREU – UM AUDIO GAME PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS/Sem Vínculo/THARCÍSIO VAZ DA COSTA DE MORAES.
3ºLugar: SPLIT SPRAY/Sem Vínculo/CARLOS HENRIQUE WERNECK DE TOLEDO.

Categoria 6 – Inventores Independentes
1ºLugar: DISPOSITIVO PARA ISOLAMENTO ELÉTRICO DE ANTENAS TELEVISIVAS/Sem Vínculo/JOSUÉ FIGUEREDO.
Categoria 7 – Inventor da Economia Criativa
1ºLugar: O SOM DO SISAL/Sem Vínculo/JOSEVALDO DE ALMEIDA SILVA.
2ºLugar: ARTDOOR/Sem Vínculo/REINOFY DUARTE.
3ºLugar: MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA COMUNIDADE SURDA/Sem Vínculo/ALINE DA CRUZ PORTO SILVA.

Categoria 8 – Inovações Educacionais
1ºLugar: TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO/Secretaria de Educação do Estado da Bahia/ROZANA OLIVEIRA GONÇALVES.
2ºLugar: APROVEITAMENTO DE ENERGIA EÓLICA NA AGRICULTURA/Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista/ROBERTO ANDRADE COSTA.
3ºLugar: JOGOS AFRICANOS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁFRICA/Secretaria de Educação do Estado da Bahia/ELIZABETH DE JESUS DA SILVA.