Voltar
Publicado em: 26/04/2016 às 12:57

Conselho Curador discute cenário econômico para ciência, tecnologia e inovação

Por: Ascom/Fapesb

Preocupados com os reflexos do cenário econômico brasileiro para a ciência, tecnologia e inovação, membros do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) se reuniram, nesta terça-feira (26), no espaço Lazareto, para discutir pontos estratégicos sobre incentivo e crescimento do campo de CT&I no estado.

Representando o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, o superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti, Luiz Pontes presidiu a reunião e destacando sua preocupação grande com o futuro da ciência, tecnologia e inovação, em meio à redução dos investimentos. “Seria importante termos uma garantia do governo de ter 1% de recursos, que por lei a Fapesb deveria ter, como os grandes estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Pois, sem ciência, tecnologia a gente não avança”.

O diretor presidente da Fapesb, Eduardo Almeida falou sobre os diálogos feitos com a Academia de Ciências, Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação sobre os impactos gerados pela crise e aproveitou a oportunidade para parabenizar a pesquisadora Tânia Fischer pelo título de Pesquisador Emérito do CNPq, em reconhecimento à sua contribuição para as Ciências Sociais Aplicadas.

Foram debatidos na reunião do Conselho a apreciação e aprovação das contas da Fapesb, além da atual situação orçamentária e financeira da Fundação, que sofreu cortes de verbas para projetos e contingenciamento no repasse do governo. O Conselho Curador tem importantes atribuições, dentre elas: aprovação das políticas e diretrizes da Fundação, bem como a programação anual de suas atividades, formulação das políticas, critérios e normas específicas que orientam a concessão de apoio técnico e financeiro e outras atribuições.

Voltar