Publicado em: 22/01/2020 às 15:50

Conselho da Fapesb se reúne para dialogar sobre concessão de bolsas

Diversos representantes do setor acadêmico estiveram presentes no encontro

O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) se reuniu, em caráter extraordinário, nesta terça-feira (21), no Espaço Lazareto, com pauta única, para tratar sobre as normas da concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fapesb tem papel primordial no apoio aos pesquisadores de todo o estado, tendo como foco o desenvolvimento e o progresso da CT&I na Bahia.

A discussão e deliberação no Conselho permitiu que todas as instituições e a comunidade científica estivessem envolvidas no diálogo e desta maneira pudessem construir os melhores parâmetros para concessão das bolsas. A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, acompanhada pelo diretor geral da Fapesb, Márcio Costa, foi a responsável por liderar os trabalhos durante a reunião extraordinária.

Com uma formação vigente desde outubro de 2019, o Conselho é composto por representantes do poder público, como a Secretaria da Educação (SEC), além de membros das universidades federais, estaduais e particulares e da comunidade científica. A concessão dessas vagas corresponde a oferta que ficou disponibilizada após a conclusão do curso dos estudantes em 2019.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, enfatizou que este é um momento importante para deliberar sobre a forma de alocação de cotas institucionais de bolsas de mestrado e doutorado para as instituições e programas de pós-graduação stricto sensu. “O Conselho estabelece regramento para concessão de bolsas e maior protagonismo na gestão dessas bolsas, definindo os requisitos que resguardam o interesse público, a política estadual de ciência, tecnologia e inovação e os planos de desenvolvimento”, disse.