Voltar
Publicado em: 10/03/2017 às 10:05

Cooperação internacional e financiamento à pesquisa na pauta do Fórum CONFAP

Por: Ascom/Fapesb

Nos dias 9 e 10 de março, representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) estarão reunidos em São Paulo, para a primeira edição em 2017 do Fórum CONFAP (Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Será uma oportunidade para gestores e pesquisadores de diferentes instituições de fomento debaterem o financiamento à pesquisa no Brasil e as possibilidades de cooperação internacional.
O Fórum acontece após o seminário Infoday – Informação e Diálogo com a Comissão Europeia, que no dia 8 de março reunirá presidentes e diretores das FAPs, bem como autoridades da Europa na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, para discutir o financiamento conjunto de pesquisas entre instituições brasileiras e europeias. Alguns participantes do Infoday estarão presentes também na abertura do Fórum CONFAP, como João Gomes Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita, chefe da Seção de C&T&I da delegação da União Europeia no Brasil, Luciana da Silva Santos, da direção geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, e Laura Maragna, do Setor de C&T&I da delegação da União Europeia no Brasil. Também participarão Charlotte Grawitz, representante nacional da EURAXESS Brazil, e Ana Rossetto, representando a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).
Outras autoridades e representantes de instituições estaduais e federais também deverão participar da abertura marcada para as 9h30 de quinta-feira. Por volta das 11hs, o diretor presidente da FAPESP, Carlos Américo Pacheco, vai apresentar a palestra CTI no Mundo e a atuação da FAPESP como fomentadora da pesquisa em São Paulo, aberta ao público. As demais atividades serão reservadas apenas aos representantes das FAPs e demais instituições convidadas.
Na parte da tarde, o presidente do CONFAP, Sergio Luiz Gargioni, e a vice, Maria Zaira Turchi, vão conduzir a mesa redonda Fomento à Pesquisa no Brasil, com a participação de representantes das agências de fomento federais e internacionais, além da discussão sobre o planejamento para 2017.

No dia 10 de março, será realizada a eleição da nova diretoria do Confap para os próximos dois anos, até fevereiro de 2019. Como parte do Fórum, os participantes farão ainda uma visita ao Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), incubadora de empresas tecnológicas instalada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Cidade Universitária da USP, a fim de conhecer algumas das pesquisas realizadas por empresas com o apoio FAPESP.
Para participar da abertura do Fórum Confap é preciso inscrever-se no endereço www.fapesp.br/eventos/aberturaconfap2017/inscricoes

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC, com acréscimos do CONFAP

Voltar