Voltar
Publicado em: 02/04/2018 às 17:21

Diretor da Fapesb compõe mesa do seminário Estratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico e social

Por: Ascom/Fapesb

A assembleia legislativa da Bahia (Alba) recebeu, no dia 28 de março, o evento “Estratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico e social”. Organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), juntamente com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a comissão de educação, cultura, ciência e tecnologia da Alba, o seminário contou com presenças importantes e renomadas no debate acerca do desenvolvimento socioeconômico do estado.

Foram realizados três painéis: Novos Paradigmas de CT&I, coordenado por José Vivaldo Mendonça; Possibilidades de CT&I para a Bahia, coordenado por Fabíola Mansur e o Marco Legal de CT&I, coordenado por Edson Neves.

O painel coordenado por Fabíola Mansur contou com a fala do Diretor Geral da Fapesb, Dr. Lázaro Cunha, que além de abordar com destreza as possibilidades da Ciência, Tecnologia e Inovação para o estado, assinou um termo de parceria com Jorge Guimarães, Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O gestor da Fundação compartilhou a sua visão sobre a nova parceria:

“A Embrapii é uma instituição que veio para melhorar a relação entre instituições cientificas e empresas com objetivo desenvolver inovações. Nesse sentido ela tem obtido bastante sucesso, o arranjo que se tem dessa parceria possibilita um grau de liberdade maior para o investimento em inovação e agilidade no processo da concepção da inovação. Além disso, essa parceria com a Fapesb contribui para fortalecer ainda mais as unidades filiadas a Embrapii que aqui na Bahia nós temos, que são o Senai Cimatec e o IFBA. Esperamos que outras instituições de excelência nas suas áreas de atuação venham somar a essa parceria, acho que quem ganha com isso são as empresas, que podem ter esse benefício a partir dos recursos que serão mobilizados pelas chamadas que faremos. “

Dr. Lázaro também discorreu sobre o seu olhar a respeito do evento e a importância do debate público rumo ao alcance dos objetivos:

“O evento foi bom na medida em que se tornou possível promover o diálogo com a sociedade. É importante termos esse debate sobre política, sobretudo no campo da ciência e tecnologia como áreas estratégicas da sociedade. Tal debate público das ideias faz com que sejam trazidas proposições e críticas construtivas que ajudam muito no processo de política pública. A presença de parlamentares capitaneando essa ação, no caso da deputada Fabíola Mansur, também ajudou muito, porque nessa comissão existente na assembleia de estudo de ciência e tecnologia, vamos precisar estar mobilizando deputados para que a pauta da ciência tenha centralidade na agenda de discussões e consigamos avançar cada vez mais em investimento nas áreas de CT& I”.

 

Voltar