Publicado em: 06/12/2016 às 11:27

Diretor-presidente da Fapesb é eleito como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

O anúncio feito pela Academia Brasileira de Ciências, nesta segunda-feira (5), elegeu Eduardo Almeida, atual diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), como membro afiliado da Região Nordeste & Espírito Santo da ABC. A instituição criou a nova categoria de membros afiliados em 2007, com o intuito de incluir na conjuntura jovens cientistas. As eleições da ACB para membros afiliados acontecem todos os anos, designando pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, que permanecem no cargo por cinco anos.

Eduardo Santana Almeida é Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), desde 2015. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Salvador, possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na University of Mannheim e Pós-doutorado no Virginia Tech, sendo professor adjunto IV da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo Eduardo, o resultado é fruto de longa dedicação na pesquisa. “Acredito que parte desse reconhecimento se deve a possibilidade de ter trabalhado com ótimos orientadores, estudantes talentosos e motivados. Além de colaboradores de excelência no Brasil e Exterior. Estou muito feliz com este reconhecimento”, resume.

Dentre as principais experiências, Almeida coordenou projetos de cooperação formal com a Suécia (Malardalen University) e Espanha (Universitat Politècnica de València) com financiamentos do Governo Sueco e CAPES (DGU). O novo membro afiliado da ABC também é autor de três livros e mais de 200 artigos publicados nos principais congressos e periódicos sobre a temática de desenvolvimento de software reutilizável.

Confira a lista dos eleitos pela ABC da Região Nordeste & Espírito Santo:
Amauri de Paula (UFC)
Andrey Chaves (UFC)
Eduardo Santana de Almeida (UFBA)
Fagner Dias Araruna (UFPB)
Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura (UFAL)