Voltar
Publicado em: 19/09/2016 às 15:42

Discussão sobre aceleração, sensibilização, sustentabilidade e gestão encerra seminário da R-BEI

Por: Ascom/Fapesb

Trocar experiências sobre o ambiente de incubação, modelo e gestão de negócios foram os principais pontos debatidos no segundo dia do I Seminário Estadual de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica. A ação, iniciativa da Rede Baiana de Empreendedorismo e Incubação (R-BEI), aconteceu no auditório Tecnocentro Bautista Vidal, Parque Tecnológico da Bahia.

Com o objetivo de discutir boas práticas e as perspectivas futuras das incubadoras de empresas do Estado no contexto do empreendedorismo inovador, representantes da R-BEI analisaram “A importância dos indicadores para avaliação do desempenho das incubadoras de empresas” e trataram sobre aceleração no contexto das incubadoras de empresas do estado da Bahia; sensibilização; sustentabilidade e metodologia de gestão, nas sessões técnicas propostas.

O diretor de inovação da Fapesb, Lázaro Cunha conduziu os trabalhos da sessão sobre sustentabilidade das incubadoras, onde foram abordados tópicos relacionados a fontes de financiamento e recurso, royalties em cima de produtos e serviços, captação de recursos externos, chamadas públicas e editais. Uma incubadora oferece apoio gerencial e técnico para os empreendedores que estão dando seus primeiros passos empresariais.

Luis Cesar Paulillo, coordenador do Mestrado em Bioenergia da FTC, participou dos dois dias de atividades do seminário. “Nosso objetivo é montar uma incubadora na faculdade. Foi muito interessante ter participado, porque aqui deu umas diretrizes e essa rede de interação abriu possibilidades para que a gente possa conhecer outras pessoas e essa troca de informações foi muito proveitosa”, disse.

Formada por representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), da Àity Incubadora de Empresas do Parque Tecnológico da Bahia, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFBA (Inovapoli) e da Rede+, a R-BEI trabalha na articulação e fortalecimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação baiano.

Voltar