• LANÇAMENTO:

Edital 011/2016 – DESAFIO TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

Apresentação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), lançaram o Edital Desafio Tecnologia para a Educação, com o tema Educação em Saúde, o edital estimulou o desenvolvimento de projetos voltados para a utilização da ciência e da tecnologia como alternativa para trazer soluções que amenizem ou sanem problemas cotidianos.

O desafio recebeu 20 propostas de estudantes do ensino básico e /ou profissional da rede pública estadual, que, dentre tantos assuntos, abordaram sobre: Segurança Alimentar, Combate ao Aedes Aegypti, Redutor de Poluentes, Importância da Alimentação Saudável e Agroecologia. Dez propostas foram selecionadas e três vencedoras do prêmio. As equipes foram constituídas por até três (03) estudantes e um (01) professor orientador.

Os vencedores receberão, no total, R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em dinheiro, sendo o valor de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os projetos ganhadores foram escolhidos por um comitê julgador formado por consultores ad hoc, selecionados de acordo com expertise e atuação nas respectivas áreas do conhecimento à luz dos critérios de avaliação estabelecidos no edital.

No Desafio Tecnologia para a Educação, estudantes de diversos municípios baianos elaboraram processos, modelos, inventos ou experimentos científicos para solucionar problemas relacionados à saúde. Além do preenchimento de um formulário bastante simples, a outra exigência do edital era a produção de um vídeo (de até 7 min.), que deveria ser postado no canal YouTube, contendo as etapas que evidenciam o desenvolvimento do projeto.