Voltar
Publicado em: 20/06/2016 às 11:53

Edital de Apoio a Indicações Geográficas da Fapesb atua no território do sisal

Por: Ascom/Fapesb

Responsável pela produção de 90% de fibra de sisal do Brasil, o estado da Bahia possui 17 indústrias de sisal, localizadas no Território do Sisal. Para acompanhar resultados e avaliar a continuidade do edital de Apoio a projetos de Indicação Geográfica no Estado da Bahia, representantes da Diretoria de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) visitaram os municípios de Feira de Santana e Valente.

O projeto contemplado apoiou a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB) no pedido de proteção na forma de Indicação Geográfica para o sisal produzido no Território de Identidade do Sisal. A proposta é que o sisal receba o selo de indicação geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com o processo de certificação, a região será reconhecida em qualidade, possibilitando agregação de valor e abertura de mercado.

A professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Acácia Batista Dias explicou que a sociedade de modo geral não conhece o processo de Indicação Geográfica. “A Fapesb teve o pioneirismo na proposta de um edital que favoreceu para além da organização da produção. A proposta é que a IG possa se converter em uma ferramenta de qualificação da produção, de reconhecimento do produto, de desenvolvimento local”, afirmou a professora.

Os representantes da Fapesb também visitaram as instalações da APAEB-Valente para conversar com a equipe da fábrica. A presidente da APAEB-Valente, Iracema de Oliveira Nery falou sobre a adesão dos produtores rurais e sobre a finalização do projeto, que vai trazer benefícios e legitimidade ao território do sisal. A Indicação Geográfica do Sisal de Valente vai permitir a proteção do produtor, registrar a cadeia produtiva do sisal, certificar o produto, proporcionar ao consumidor informações sobre a origem e característica do produto, além de fortalecer a identidade e preservação do patrimônio da região.

Voltar