Voltar
Publicado em: 24/05/2016 às 09:12

Edital Desenvolvimento de Ideias recebe 307 propostas em sua primeira edição

Por: Ascom/Fapesb

Com a expectativa de estimular o desenvolvimento de boas ideias de negócios para o surgimento de negócios promissores e indução ao empreendedorismo tecnológico, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), recebeu 307 propostas para Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias. Lançado em abril, o edital oferece uma bolsa de pesquisa mensal de R$2 mil, a pessoas físicas residentes no Estado da Bahia, com projetos em qualquer área do conhecimento pelo período de quatro meses.

O coordenador de apoio à competitividade empresarial da Fapesb, Alzir Mahl comemora o resultado alcançado. “Obtivemos um aproveitamento de 71% do número de propostas abertas no sistema da Fapesb. Além disto, 32% são de propostas fora da Região Metropolitana de Salvador, o que é um bom percentual”, enfatizou.

Mahl atribuiu o índice a série de eventos realizados no interior. “Tivemos em torno de mil pessoas capacitadas in loco e outras tantas que souberam do edital via NIT, ICT e redes sociais”. Aconteceram palestras de divulgação do edital 004/2016 na UESC, no IhacLab-i – Espaço Aberto de Criação e Inovação da UFBA, na UEFS, na UFRB, na Fainor, na Faculdade Área 1, UNIFACS e Escola Politécnica (UFBA).

As propostas recebidas seguem para fase de avaliação e em seguida encaminhadas para avaliação de consultores ad hoc. Iniciativa da Fapesb e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os selecionados contarão com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA), para orientação especializada em diversas áreas, como legalização do negócio, aspectos contáveis, mercado, finanças, inovação, modelagem do negócio, captação de recursos, marketing e plano de negócio.

Voltar