Publicado em: 16/04/2018 às 15:26

Editora do IFBA lança livro sobre empreendedorismo e inovação com apoio da Fapesb

Debates frutíferos sobre as relações entre o campo de pesquisas e o setor produtivo deram o tom do encontro realizado na última quinta, dia 12 de abril, no Espaço Lazareto da FAPESB. O evento marcou o lançamento do livro Empreendedorismo & Inovação, pela Editora do Instituto Federal da Bahia (EDIFBA). A noite também teve palestra da Prof.ª Dr.ª Cristina Quintella, além de roda de conversa sobre alguns dos temas abordados na publicação.

A abertura do evento contou com mesa formada por Lázaro Cunha (diretor geral da FAPESB), Luiz Gustavo Duarte (Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA), Hugo Saba (representante do reitor da Universidade do Estado da Bahia) e Claudio Reynaldo Souza (coordenador geral da EDIFBA e um dos responsáveis pela obra). Também assinam a organização os professores Hugo Saba (UNEB), Eduardo Manuel de Freitas (UNEB) e Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB).

No encontro, Lázaro Cunha destacou o potencial de conexão entre universidades, institutos de pesquisa e atores científicos através da FAPESB. “A ideia é que produções como essa atinjam a sociedade, com a capacidade de transformá-la”, afirmou. O professor Cláudio Souza falou sobre a satisfação de lançar o livro na sede da fundação que, para ele, é a casa dos pesquisadores da Bahia. “Nossa meta é manter a difusão do conhecimento, associando sempre pesquisa e inovação”.

Na palestra, Cristina Quintella abordou dados e problemáticas da cena científica e tecnológica do Brasil. A apresentação também tratou sobre os caminhos para obter um produto mercadológico em sintonia com os caminhos da pesquisa. “Sem artigos científicos e ideias, não é possível chegar na inovação”, concluiu.

Em 12 artigos assinados por 33 pesquisadores de todo o país, Empreendedorismo & Inovação trata temas como inteligência artificial, marco civil da inovação e futuro do estado empreendedor, por exemplo. Todos os títulos publicados pela EDIFBA podem ser baixados gratuitamente aqui.