Voltar
Publicado em: 05/07/2017 às 14:54

Empresa apoiada pela Fapesb vence Prêmio Nacional de Inovação

Por: Ascom/Fapesb

A Engpiso, empresa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia em dois editais, Pappe Integração e Apoio à Cooperação entre Empresa e ICT´s, venceu o Prêmio da Categoria – “Inovação Organizacional”/ Micro e Pequena Empresa, do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017. Ao todo, foram 3987 empresas inscritas na iniciativa, mas apenas 34 chegaram à última etapa. A premiação ocorreu no dia 26 de junho, em São Paulo, durante a abertura da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação.

O diretor técnico da Engpiso, Raymundo Dórea destaca a importância dessa conquista para a inovação na Bahia: “Nós vencemos na modalidade organizacional, que é um perfil muito importante porque dentro dele criamos um núcleo de pesquisa e desenvolvimento e depois inserimos esse núcleo dentro de uma incubadora no Parque Tecnológico. Essa articulação e evolução desse processo fez com que nós fossemos selecionados dentro do Prêmio Nacional de Inovação, em quatro das cinco modalidades, que foram: marketing, processo, organizacional e gestão da inovação”, destaca.

A empresa já foi, durante três vezes consecutivas, finalista do prêmio, e, desta vez, finalmente levou para casa a conquista. “É uma questão de perseverança e resiliência, como pequenos empresários. Enxergamos a inovação como elemento importante, fundamental e consolidante para as ações das atividades empresariais. Uma pequena empresa desenvolver ações de inovação é muito complexo, principalmente no campo que atuamos, que é o da construção civil”, afirma Dórea.

“Esta premiação vem coroar o trabalho realizado pela Fapesb desde 2007 no apoio a projetos de inovação tecnológica de empresas baianas. O apoio é realizado pela Fundação através do Programa de Apoio à Pesquisa na Empresa – Bahia Inovação, que objetiva incentivar a prática de Gestão da Inovação pelas empresas locais e, com isto, aumentar a produtividade e competitividade das organizações”, afirma Alzir Mahl, coordenador de apoio à competitividade da Fapesb.

Dórea ressalta também a importância da instituição na conquista desse prêmio. “A Fapesb, como elemento indutor de políticas públicas afirmativas para pequenas empresas, é de um valor extremamente agregado. O fato da Engpiso ter sido laureada com o Prêmio Nacional de Inovação valida todas as ações que a Fapesb realiza. A gente chegou num patamar de amadurecimento muito grande. Espero que esse prêmio de inovação sirva para que novas empresas tenham acesso a essa informação e sejam estimuladas a pensar fora da caixa”, destaca.

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A premiação é dividida nas categorias: gestão da inovação, inovação de produto, inovação de processo, inovação organizacional e inovação em marketing, sendo esta última em quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing. As inovações desenvolvidas pelas candidatas devem ter ocorrido nos últimos 24 meses e precisavam estar implantadas no momento da inscrição.

Voltar