Voltar
Publicado em: 23/05/2016 às 14:40

Equipe baiana ganha destaque em competição de programação internacional

Por: Ascom/Fapesb

Representante do Brasil no ACM International Collegiate Programming Contest, a equipe baiana ‘Robério e seus teclados’, terminou a competição na 65ª colocação entre os 128 times participantes (selecionados entre mais de 13000 times de todo o mundo), sendo o 3º melhor do Brasil e o 4º melhor da América Latina. Realizado na Tailândia, a maratona de programação contou pela primeira vez com uma equipe da Ufba.

Formada pelos alunos Guilherme Bernal, Jonathan Queiroz e Roberto Caldeira, a equipe resolveu cinco dos 13 problemas e terminou a competição na 65ª colocação entre os 128 times participantes. Segundo o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Ufba e orientador do grupo, Maurício Pamplona afirma que “este foi um excelente resultado para a nossa primeira participação. Além disso, dos seis times brasileiros, os três melhores colocados foram os times do Nordeste, mostrando a mudança que está acontecendo no cenário nacional”.

A equipe composta por estudantes da Universidade Federal da Bahia já coleciona bons resultados. Em 2015, o grupo participou da IEEEXtreme 9.0, uma competição de 24 horas organizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), ocupando a 10ª colocação mundial e 2ª nacional. No mesmo ano, o grupo alcançou o 4º lugar na Maratona de Programação, evento nacional realizado pela Sociedade Brasileira de Computação.

Voltar