Publicado em: 07/07/2016 às 16:07

Equipe baiana tem o melhor resultado brasileiro na Copa do Mundo de Robótica

O grupo BahiaRT da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) conquistou o quarto lugar da categoria “Futebol de robôs simulados 3D”, na Robocup 2016 – Copa do Mundo de Robótica, realizada na cidade de Leipzig, na Alemanha.

A competição chegou ao fim no último domingo (03/07). Consagrados pela terceira vez consecutiva com o melhor resultado de equipes Brasileiras, o grupo relatou a experiência de participar da competição em suas mídias sociais:

“Terminadas as competições no dia 03/07/2016. No último dia, o BahiaRT teve uma parada muito dura contra a equipe americana do UTAustinVila. O time decidiu arriscar e modificar estratégias defesa para tentar parar o ataque fatal da equipe americana. Mas não funcionou bem pois a nova estratégia fez com que a equipe cometesse muitas faltas nos adversários. O resultado foi uma derrota por 5×0 para os americanos. Antes disto o FCPortugal foi derrotado por 3×1 pelos japoneses do FUT-K.

As finais e decisão do terceiro lugar repetiram os confrontos do último mundial. Na final os americanos não tomaram conhecimento dos japoneses e venceram por 4×0 conquistando o pentacampeonato mundial. Mas a melhor partida do dia foi a decisão do terceiro lugar. Num jogo muito equilibrado, os portugueses arriscaram uma jogada ensaiada que dependia de um chute muito rápido logo no início da partida tentando um passe avançado que pegasse nossa defesa desprevenida.

Para esta partida o BahiaRT voltou a usar a mesma tática de defesa que já tinha parado os portugueses duas vezes nesta competição, inclusive esta jogada ensaiada. Mas o novo chute rápido que eles usaram funcionou e nosso marcador não chegou a tempo de impedir o chute a gol. Assim os portugueses abriram 1×0 logo no início da partida. Depois disto, só deu BahiaRT no jogo. Todos os avanços dos portugueses eram contidos por nossa defesa e tivemos várias oportunidades de empatar a partida, mas a defesa portuguesa segurou o resultado até o final ficando com o terceiro lugar.

Com isto, mais uma vez o BahiaRT é o quarto colocado no mundial de robótica na categoria futebol de robôs simulados 3D. Foi o melhor resultado dentre todas as equipes brasileiras presentes nas ligas major da RoboCup. Vale uma importante menção aos brasileiros do UnBeatables que venceram o desafio drop-in individual na categoria futebol de robôs standard platform. Parabéns pelo resultado!

Hoje é dia de simpósio robocup e amanhã inicia-se a longa viagem de volta ao Brasil para iniciar mais um ano de muito trabalho em busca do sonhado e inédito título mundial para o Brasil.
BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.”

Para saber mais sobre o BahiaRT acesse: http://www.acso.uneb.br/bahiart/