Voltar
Publicado em: 05/03/2020 às 11:37

Fapesb adere chamada para doutorandos realizarem trabalhos na Alemanha

Por: Ascom/Fapesb

Oportunidade para os baianos surgiu após a Fapesb aderir à chamada da Confap

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), disponibilizou, no dia 2 de março, a chamada para que estudantes brasileiros de doutorado possam desenvolver seus projetos na Alemanha. Estão aptos a participar, os doutorandos que são bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre elas, da Bahia, a Fapesb. Para a primeira chamada, os interessados podem se inscrever até o dia 2 de abril, através do site https://www.daad.org.br/pt/.

A iniciativa busca viabilizar a permanência dos estudantes por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os discentes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Os aprovados na primeira chamada realizarão seus trabalhos na Alemanha entre 1º de setembro de 2020 e 30 de abril de 2021.  Além disso, uma outra chamada será aberta no dia 15 de outubro e ficará disponível até 15 de novembro de 2020. Para esta segunda etapa, as estadias serão no período entre 1º de maio de 2021 e 31 de janeiro de 2022. Para mais informações ou para tirar dúvidas, o participante deve acessar o portal online do DAAD ou entrar em contato através do telefone (21) 2553-3296 e endereço de e-mail auxilio@daad.org.br.

Voltar