Publicado em: 13/11/2018 às 10:18

Fapesb apóia cursos de desenvolvimento em comunicação científica na Ufba

Por iniciativa dos professores Luiz Carlos Lobato dos Santos e José Mário Ferreira Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ), e apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG), a Universidade Federal da Bahia foi contemplada no Edital Researcher Connect 2018/2019 (https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/researcher-connect-2018-2019), do British Council e cofinanciada pela FAPESB, para realização de cursos de curta duração voltado ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica.

O Researcher Connect consiste em uma série de pequenos módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. Seu foco é desenvolver excelentes habilidades em comunicação para que sejam utilizadas em contextos internacionais e multiculturais. Os cursos têm duração de 3 dias, totalizando 24 horas. Nesta edição foram oferecidos os seguintes módulos:

Know Your Audience – Módulo obrigatório de meio período

Academic Collaboration – Meio período

Presenting With Impact – Meio período

Academic Writing – Meio período

Persuasive Proposals – Dia inteiro

Esta edição do Researcher Connect é oferecida pelo Newton Fund Professional Development & Engagement Programme e é cofinanciada por cada uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), membros do CONFAP. O Newton Fund intenciona construir, entre o Reino Unido e o país parceiro, colaborações em pesquisa e inovação que possuam relevância direta para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

“O curso envolveu a participação de 25 professores de diferentes áreas da UFBA, UNIFACS e UNEB, promovendo uma maior interação entre os pesquisadores e seus grupos de pesquisa. Realizado no período de 23 a 25 de outubro na UFBA, o curso foi uma experiência única que, com certeza, gerará grandes frutos para o desenvolvimento científico do nosso Estado.” Disse o professor Luiz Carlos, que teve a proposta contemplada no edital para a realização do evento na UFBA.

Informações concedidas pelos organizadores do evento.