Publicado em: 23/08/2016 às 11:10

Fapesb comemora aniversário de 15 anos com programação diversificada

Realizado na próxima quinta-feira (25), o evento conta com palestra, mesas de debate e entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico.

Mais de 200 editais e chamadas públicas, dando apoio a 7.500 projetos em diversas áreas do conhecimento e mais de 30 mil bolsas de pesquisas concedidas. Em 15 anos de atuação os números apontam o crescimento das ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia em prol na ciência, tecnologia e inovação. Nos últimos anos, a Fapesb investiu 614 milhões de reais em editais, e preocupada com a formação e qualificação de recursos humanos em C,T&I, disponibilizou cerca de 310 milhões de reais para o Programa de Bolsas.

Para celebrar estes marcos, a Fapesb comemora 15 anos de existência com uma programação diversificada no dia 25 de agosto, que conta com palestra, mesas de debates e a entrega do 2º Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico. Pela manhã, a abertura do evento será feita no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, às 9h30, com a palestra “15 anos Fapesb: Resultados no fomento na criação e produção de bens e serviços inovadores”.

No Espaço Lazareto, sede da Fundação, no bairro da Federação, acontecem, pela tarde, as mesas de debates. Às 14h tem “Divulgação Científica na Bahia: Cenário e Perspectivas”, com participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Manoel Mendonça, do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson Bittencourt, do Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA, Olival Freire e do chefe de gabinete da Secti, Roberto de Pinho.

Às 15h30 acontece a mesa “Percepções sobre Inovação no Nordeste: Novos Passos”, com o diretor de inovação da Fapesb, Lázaro Cunha, o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Peter, o presidente da Associação de Jovens Empreendedores do Estado da Bahia (AJE-BA), João Pedro Bahiana e com o presidente da Softex, Ruben Delgado. A solenidade comemorativa de entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, que consagrará um (a) pesquisador (a) da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias acontece às 17h, também na sede da Fapesb.

Para o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, a contribuição da instituição é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. “Com o apoio da Fundação, os avanços no conhecimento científico se traduzem em benefícios para a população baiana com a introdução de novos produtos, processos e serviços inovadores no mercado. Graças ao trabalho da Fundação, a Bahia vem testemunhando um significativo crescimento de sua base científica, decorrente do aumento do número de bolsas de estudo, o que acontece paralelamente ao crescimento do número de cursos de pós-graduação”, disse.

Fundada em 27 de Agosto de 2001, com a missão de encurtar o caminho para a superação das desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação, a Fapesb é, hoje, protagonista no fomento à pesquisa no Estado da Bahia. Atualmente, a Fapesb dispõe de um novo portal, que apresenta um formato renovado e melhor navegabilidade, incluindo uma plataforma responsiva.

O Observatório Fapesb, lançado em maio, funciona como ferramenta que disponibiliza os dados referentes às bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), no período de 2012 a 2015. Há também o sistema de bolsas online, que, em tempo real, permite a consulta sobre o trabalho dos bolsistas, a vigência da bolsa e o perfil do orientador. O portal conta ainda com Transparência Fapesb, mais um esforço para tornar as informações sobre a execução orçamentária e financeira da Fundação mais acessíveis ao público.

programação_evento_face