Voltar
Publicado em: 18/08/2017 às 09:20

Fapesb completa 16 anos com entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico

Por: Ascom/Fapesb

Terceira edição homenageia pesquisadores das áreas de Humanas e Sociais, Letras e Artes.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) comemora 16 anos de existência com a entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, no dia 30 (quarta-feira), no Espaço Lazareto, com evento aberto ao público. Em sua terceira edição, a homenagem será entregue a um pesquisador das áreas de Humanas e Sociais, Letras e Artes.

O objetivo do Prêmio é reconhecer o trabalho de excelência de pesquisadores (as), estimular o exercício da pesquisa científica, fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável da Bahia e ainda se consolidar como uma das premiações mais importantes do calendário anual do estado.

O edital recebeu nove indicações de nomes que foram submetidos a uma Comissão avaliadora, que selecionou cinco nomes para passar para a etapa final, onde um comitê de especialistas informou o nome do ganhador. A última etapa da chamada pública foi realizada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília por consultores bolsistas de produtividade nível 1 do CNPq especialistas nas áreas contempladas no prêmio desse ano.

Na primeira edição o pesquisador baiano Maurício Barreto, professor da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz/BA, recebeu o título pelas contribuições à ciência para o desenvolvimento do Estado. Já na segunda edição, o presidente da Academia de Ciências da Bahia e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson Bittencourt recebeu o prêmio que contemplou a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Além da entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, durante o evento de comemoração do aniversário, a Fapesb também vai disponibilizar gratuitamente um espaço com algumas das publicações que apoiou ao longo da sua trajetória. A proposta dessa iniciativa é que o público conheça um pouco mais sobre os livros e trabalhos de pesquisadores apoiados pela Fundação, onde o público poderá levar as publicações para casa sem nenhum custo.

16 anos da Fapesb
Nos últimos anos, a Fapesb lançou editais, investiu no Programa de Bolsas, firmou parceiras, produziu eventos, seminários, palestras e se preocupou com a formação e qualificação de pesquisadores nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Este ano, a Fundação completa 16 anos de políticas e incentivos para a formação e qualificação da área de CT&I no Estado da Bahia.

Destacam-se, entre as principais ações, a implantação do cartão BB Pesquisa, parceira com o Banco do Brasil que possibilita os pesquisadores com propostas e projetos aprovados por meio de editais tenham acesso aos recursos de maneira menos burocrática; Entrega do Prêmio Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências, que contemplou seis pesquisadoras e jovens cientistas que se destacam nas áreas de Ciências Exatas, da Terra, Biológicas e Engenharias; Além do convênio com o British Council, que ofertou duas bolsas de mestrado para grupos sub-representados na Ciência.

Voltar