Voltar
Publicado em: 20/02/2017 às 14:28

Fapesb convoca reitores para discutir redução de entraves burocráticos

Por: Ascom/Fapesb

noticia-livre-fapesb-convoca-reitores-para-discutir-reducao-de-entraves-burocraticosEstiveram reunidos nesta sexta-feira (17), no espaço Lazareto, sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, reitores e pró-reitores de instituições federais, estaduais e particulares do estado para discutir junto ao diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida um termo de responsabilidade das bolsas da Fundação que objetiva de desburocratizar o processo de assinaturas dos termos de outorga das bolsas concedidas.

De acordo com o estudo realizado pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa (Confies), pesquisadores gastam cerca de 30% do tempo com a burocracia da gestão os projetos. A principal conclusão dos cientistas é de que a burocracia aumentou em 69% nos últimos anos, afetando os resultados das pesquisas.

O diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida informou o esforço feito pela Fundação para diminuir o excesso de burocracia na atividade de pesquisa. “Hoje temos um processo que envolve muito papel, pois cada reitor precisa assinar três vias de cada um dos termos. Pretendemos achar um caminho para tornar o processo mais ágil. A sugestão é o termo de responsabilidade com as instituições e reitores, pois já temos uma proposta, mas precisamos discutir amplamente essa questão”.

A iniciativa pertence ao rol de ações adotadas pela Fapesb para redução dos entraves burocráticos, principalmente, que envolvem os processos de submissão e admissão de propostas submetidas aos editais da Fundação. Recentemente, foram implementados pela Fapesb, o Cartão BB Pesquisa para o repasse de recursos aos pesquisadores aprovados em editais da Fundação e a primeira etapa da Plataforma Roberto Santos, interface que facilita o acesso às informações do órgão, o processo de submissão, contratação, gestão e prestação de contas dos projetos aprovados pela Fap.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e presidente do Fórum de Pró-reitores da Bahia, Rosineide Garcia parabenizou o compromisso da atual gestão da Fapesb. “Uma reunião dessa natureza traz à temática da desburacratização na sua relevância. É uma iniciativa muito importante, muito significativa para as pesquisas, para o desenvolvimento, para a inovação. E essa presença dos pró-reitores no debate, a gente reafirma essa parceria e vê o retorno”, falou.

Participaram da reunião reitores, pró-reitores e representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal da Bahia (Ifba).

 

Fonte: Notícia Livre

Link: http://www.noticialivre.com.br/index.php/destaques/53201-fapesb-convoca-reitores-para-discutir-reducao-de-entraves-burocraticos

Voltar