Publicado em: 13/08/2020 às 17:55

Fapesb lança chamada do Programa de Pesquisa para o SUS 2020

Projeto vai contemplar com recursos financeiros as pesquisas científicas voltadas para melhoramento do SUS

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), informa que estão abertas as inscrições, entre os dias 12 de agosto e 29 de setembro, para o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) edição 2020. Em seu 7º ano, o programa traz foco em gestão compartilhada da saúde e é voltado para pesquisadores doutores que tenham vínculo empregatício em instituição científica, tecnológica ou em serviços de saúde que possuam atividade de ensino e pesquisa na Bahia.

De acordo com o diretor da Fapesb, Márcio Costa, o objetivo do Programa é promover o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às demandas das unidades locais de cada unidade de saúde brasileira. “O SUS presta um serviço essencial à sociedade há mais de 30 anos e a sua importância ficou ainda mais explícita pelo agravante da pandemia do novo coronavírus. Financiar pesquisas orientadas para a produção de conhecimento científico e tecnológico em temas prioritários para a saúde da população baiana e com aplicabilidade direta no SUS é promover o aprimoramento e fortalecimento do serviço no Estado e a manutenção da sua capacidade de atender as necessidades das gerações atuais e futuras”, destacou.

Para a edição atual, foram elencados eixos temáticos priorizando os principais problemas de saúde que acometem a população do estado da Bahia. Os Eixos foram: Ações de vigilância, proteção, promoção e prevenção em saúde nos territórios e em todos os níveis de atenção; Atenção Básica de forma integrada e resolutiva; Redes de Atenção à Saúde (RAS) de forma regionalizada, ampliando a equidade de acesso, garantindo a integralidade e a segurança do paciente; Política de gestão do trabalho e educação na saúde e Gestão estratégica do SUS na Bahia.

Para Luiz d’Utra, superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Sesab, as pesquisas científicas constituem um elemento crucial em todos os setores da sociedade, particularmente para área da saúde. “Os produtos obtidos por meio das pesquisas PPSUS são fundamentais para tomada de decisões, definição de políticas de saúde e, consequentemente, para melhoria da qualidade da atenção à saúde no estado da Bahia. O lançamento de mais uma Chamada reafirma o nosso compromisso em devolver ao Sistema Único de Saúde soluções que atendam às peculiaridades, especificidades e necessidades de saúde locais, proporcionando melhorias nas condições de vida da população”.

O programa disporá de recursos financeiros globais de até R$ 5.250.000,00, sendo R$ 3.500.000,00 repassados pelo MS e R$ 1.750.000,00 disponibilizados pela Fapesb. Cada proposta poderá ser submetida com o orçamento de até R$200.000,00 por projeto. Com resultado final previsto para sair em novembro, os interessados podem tirar dúvidas ou checar outras informações através deste portal online.