Voltar
Publicado em: 07/08/2017 às 09:49

Fapesb lança edital de promoção à melhoria da saúde no Estado

Por: Ascom/Fapesb

O PPSUS vai contemplar projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com o Ministério da Saúde, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), lança o edital “Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde –PPSUS”. A iniciativa visa fortalecer a Política Nacional de Saúde através da aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia e a comunidade científica locais.

O objetivo é apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde da Bahia, além de apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam as peculiaridades e especificidades do estado. “Desde que foi criado, o edital PPSUS tem apresentado pesquisas satisfatórias e importantes resultados para o avanço no planejamento de estratégias e ações para melhoria da saúde pública”, afirmou Lázaro Cunha, diretor-presidente da Fapesb.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou inovação devem ser enviadas até o dia 03 de outubro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal do Ministério da Saúde: http://portal2.saude.gov.br/sisct/ e preencher o formulário online para Apresentação de Propostas que devem atender às linhas de pesquisa presentes no edital.

Ao todo, serão contemplados cinco eixos temáticos no PPSUS: implementar ações de vigilância epidemiológica e prevenção de doenças e agravos no SUS-BA; consolidar as ações e serviços de saúde da atenção básica, com resolutividade; promover a integração das ações e serviços de saúde por meio das Redes de Atenção à Saúde; inovação aplicada à gestão do processo de trabalho e educação na saúde; e fortalecer a capacidade de gestão estadual do SUS.

A previsão é que a contratação das propostas aprovadas seja realizada em janeiro de 2018. Os vencedores receberão recursos no valor máximo de R$ 200.000,00.

Voltar