Voltar
Publicado em: 02/08/2017 às 14:07

Fapesb lança edital para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a partir do seu Programa de Popularização das Ciências (POPCIÊNCIAS), lança o Edital 004/2017 para seleção de propostas de eventos que integrarão a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema desse ano é “A Matemática Está Em Tudo”. A SNCT acontecerá entre os dias 23 e 29 de outubro e mobilizará diversas instituições de ciência e tecnologia na Bahia.

O objetivo central é democratizar o acesso ao conhecimento científico, além de estimular a participação do público nas discussões sobre temas científicos, tecnológicos e de inovação relacionados ao seu dia a dia. As propostas podem ser de todas as áreas do conhecimento, desde que abordem o tema da SNCT.

Podem se inscrever professores vinculados a instituições de ensino superior, instituições científico-tecnológicas e a escolas públicas da rede municipal ou estadual de ensino da Bahia. As inscrições vão até o dia 11 de setembro, às 17h, e podem ser feitas acessando o edital.

“Popularizar a ciência exige dos professores a decodificação da linguagem científica e a busca de estratégias para simplificar e tornar esses temas mais atrativos e relacionados a realidade dos estudantes. No processo de seleção desse Edital iremos valorizar as propostas que melhor possibilitem essa aproximação entre o público e os conteúdos científicos”, afirma Renata Matos, gestora da diretoria científica da Fapesb.

Para o diretor-presidente da Fundação, Lázaro Cunha “O POPCIÊNCIAS é uma iniciativa muito importante dentro das estratégias desenvolvidas pela instituição para ampliar a participação social nas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, bem como, para criar ambientes favoráveis à revelação de jovens talentos baianos para ciência. Temos boas expectativas em relação ao envolvimento dos professores das escolas públicas nesse edital, eles são fundamentais para despertar nos nossos estudantes o gosto pela ciência”, destaca o diretor.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, que acontece de 23 a 29 de outubro em todo o país. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos: a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos. Durante a SNCT será homenageado o matemático maranhense Joaquim Gomes de Souza, responsável por um grande impulso na pesquisa matemática no Brasil.

Fonte: UFRB

Link: https://ufrb.edu.br/portal/noticias/4804-fapesb-lanca-edital-para-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia

Voltar