Voltar
Publicado em: 18/01/2017 às 16:18

Fapesb lança primeira etapa da Plataforma Roberto Santos

Por: Ascom/Fapesb

governo-fapesb-lanca-primeira-etapa-da-plataforma-roberto-santosA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lança a primeira fase da Plataforma Roberto Santos, voltada a atender as principais demandas da comunidade de C,T&I da Bahia. Em fase de desenvolvimento, a nova interface promete desburocratizar o acesso às informações do órgão, facilitar o processo de submissão de projetos, gerar indicadores e melhorar a experiência de uso para técnicos e pesquisadores. Além disso, vai auxiliar o pesquisador na prestação de contas e gestão do projeto como um todo.

A Plataforma Roberto Santos é um sistema que vai amparar desde o cadastro dos pesquisadores e submissão de propostas, tramitação e gestão interna das informações enviadas à Fapesb. Nesta primeira etapa, será realizado cadastro do pesquisador na nova plataforma, funcionando como um novo banco de dados. Por meio do cadastro simplificado, o pesquisador terá mais agilidade no cadastro, mais segurança e disponibilidade na infraestrutura.

Para o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, o principal objetivo é diminuir a burocracia, ter mais agilidade na condução das tarefas internas e viabilizar o acesso ao público externo. “Isso vai implicar em diminuição de custos, pois grande parte dos nossos editais é avaliada fora do estado e com a nova plataforma todo esse processo de avaliação será feito online. Será um grande avanço para o trabalho realizado pela Fundação, que precisava de sistema mais simples e ágil”.

O engenheiro de software, Gian Coloni, explica que, para o lançamento da nova plataforma, processos de gestão da Fapesb foram revistos. “A criação da aplicação leva em consideração novas tecnologias de desenvolvimento software. Entre as novidades estão o remanejamento de recursos online, a submissão de projetos através de um arquivo em .pdf e ainda a adoção de tags (palavras-chave) para sugestão de editais para cada perfil de usuário”.

 

Fonte: Governo do Estado da Bahia

 

Link: http://www.ba.gov.br/2017/01/136931,14/Fapesb-lanca-primeira-etapa-da-Plataforma-Roberto-Santos.html

Voltar