Voltar
Publicado em: 17/10/2016 às 10:09

Fapesb participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) participa da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, que acontece de 19 a 22 de outubro. A Fapesb integra a programação do evento com um estande, pelo qual vão circular exposições de projetos financiados pela Fundação durante todos os dias da SNCT. Os visitantes vão conferir detalhes e curiosidades da Fundação, através de um quiz interativo.

A Fapesb convidou alguns bolsistas para expor trabalhos que se enquadrem no tema da SNCT 2016, “Ciência Alimentando o Brasil”. O público que visitar o estande da Fundação vai poder conferir embalagens, produtos alimentícios, revistas, banners, protótipos e outros objetos de projetos sobre cacau, polpa de frutas, águas salobras, mangas, azeite de dendê, pescado, aplicativo contra o aedes aegypti, além de uma armadilha para moscas.

“Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de colocar para a população a importância do combate às arboviroses. Acredito que quando a Fapesb abre um espaço desse para os pesquisadores, está fortalecendo a tecnologia, fortalecendo os projetos, fortalecendo o evento”, afirma Alex Sandro, desenvolvedor do aplicativo Mosquito Zero, um dos projetos que participam do estande da Fundação.

Na programação da SNCT, consta visitas guiadas aos laboratórios ultramodernos do Senai Cimatec e o Ciclo de Palestras, com apresentações de 30 painelistas especialistas de diversas áreas do conhecimento. O diretor de Inovação da Fapesb, Lázaro Cunha, participa na quinta-feira (20), do painel ‘Quem inova tem financiamento. Como bancos e empresas fomentam a inovação’. A inscrição em qualquer uma das palestras que integram o Ciclo pode ser feita através do site da SNCT.

Organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com o intuito de popularizar e disseminar as novidades em C&T, a SNCT é o maior evento de iniciação científica e tecnológica do país. Este ano, a programação acontece no Senai-Cimatec, em Piatã, de quarta (19) a sexta (21), das 9h às 21h, e no sábado (22), das 9h às 18h.

O evento conta com o apoio da Braskem; Grupo Neoenergia (Coelba); Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); Banco do Nordeste; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); MCTIC; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; além das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e Educação (SEC). Outras Informações sobre a Semana podem ser conferidas no site http://www.secti.ba.gov.br/snct.

Voltar