Publicado em: 28/12/2016 às 09:21

Fapesb realiza balanço anual e define metas para 2017

Há 15 anos a Fundação contribui para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

As mudanças ocorridas no cenário político e financeiro do país afetaram diretamente as áreas de ciência, tecnologia e inovação. O ano de 2016 foi marcado por cortes no orçamento e financiamento de projetos de pesquisas. Mesmo com o cenário atual desfavorável, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia durante reunião do Conselho Curador definiu novas diretrizes para o ano de 2017.

O diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida avalia as ações da Fundação como fruto de um esforço conjunto e colaborativo com outras instituições do setor.“Tivemos algumas conquistas alcançadas, dentre elas, posso destacar o lançamento de importantes editais como: o Pappe Integração, Desenvolvimento de Ideias e Combate as Arboviroses. Continuaremos com afinco a dedicação à melhoria das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, assegurou.

Outro marco para a Fapesb foi celebrar 15 anos de história, em agosto de 2016. Neste período, foram investidos 614 milhões de reais em programas e projetos por meio de 200 editais e chamadas públicas, apoiando cerca de 7.500 projetos. Visando a formação e qualificação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação, a Fundação disponibilizou cerca de 310 milhões de reais para o programa de bolsas, concedendo cerca de 30 mil bolsas em diversas áreas do conhecimento.

A comemoração de aniversário foi marcada por diversas ações durante o ano todo, como o lançamento do Portal de Transparência, do Observatório de Bolsas, além da solenidade de celebração, com a entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, concedido ao Prof. Jailson Bittencourt. “A Fapesb é, hoje, protagonista no fomento à Pesquisa no Estado da Bahia. Graças à Fundação, o estado vem testemunhando um significativo crescimento de sua base científica, decorrente do aumento do número de bolsas de estudo, o que acontece paralelamente ao crescimento do número de cursos de pós-graduação”, pontua Almeida.

Em uma breve retrospectiva anual, a Fundação premiou 21 pesquisadores, através do Concurso Ideias Inovadoras e marcou presença em eventos de destaque, como a 68º reunião anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Durante a SNCT, o estande da Fundação recebeu a visita do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

A Fundação lançou também o projeto Diálogos para Inovação e Empreendedorismo, iniciativa da Diretoria de Inovação, que propõe ações para estreitar as relações entre a Fundação e o público externo. Conquistou reconhecimento nacional ao ter seis Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) que atuam sob seu âmbito, classificados em reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Brasília.

Para 2017, a Fundação estabeleceu ações a serem desenvolvidas, dentre elas: fortalecer a formação de recursos humanos no tocante a pós-graduação, avançar contra a burocracia, melhorar a infraestrutura computacional, adotar novas estratégias para pesquisa científica e tecnológica e lutar para garantir o repasse de 1% previsto na lei à Fundação. Outra aposta é o lançamento do Edital Bahia Pela Diversidade – Mulheres na Ciência, que irá premiar pesquisadoras nas áreas de Ciências Exatas.