Voltar
Publicado em: 03/10/2019 às 14:49

Fapesb realiza primeira reunião ordinária do Conselho Curador

Por: Ascom/Fapesb

Novos conselheiros tomaram posse para o período vigente de 2019/2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizaram, nesta quinta-feira (3), a primeira reunião ordinária com os novos membros do Conselho Curador da Fundação, no Espaço Lazareto, localizado na Federação. Na pauta, além da posse dos titulares e suplentes, a aprovação do calendário de reuniões e das contas de exercícios anteriores.

A presidente do Conselho, secretária Adélia Pinheiro, esteve acompanhada de sua suplente, a Chefe de Gabinete da Secti, Mara Souza. A secretária destacou a realização da Conferência Estadual de CT&I, cujo objetivo é elaborar a nova Política Estadual do setor. Também foram mencionadas as Conferências Macroterritoriais/Regionais que irão eleger delegados subdivididos em 5 seguimentos: institutos de ciência e tecnologia (acadêmico), governo, empresas, representações do setor (exemplo: Sebrae, Fieb) e sociedade civil organizada.

Durante o encontro também foi destacada a importância de discutir demandas do setor em um momento de instabilidade no que diz respeito ao questionamento da utilidade da academia e da relevância do desenvolvimento científico e tecnológico. Ao longo da reunião, foram apresentadas as pautas a serem dialogadas com espaço para manifestações dos conselheiros, bem como a apresentação de cada um deles.

O diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), Márcio Costa, celebrou o fato de estar reunido com os diversos representantes da área acadêmica do estado, após uma pausa na rotina do Conselho. “Estar nesta reunião de posse para discutir e deliberar demandas do setor é um papel importante da Fundação no fomento da área de ciência, tecnologia e inovação. Desejo boas-vindas a todos”, concluiu.

Voltar