Voltar
Publicado em: 12/06/2017 às 16:57

Fapesb sedia Painel sobre História e Virtualidade

Por: Ascom/Fapesb

O desenvolvimento de pesquisas científicas no campo das linguagens virtuais traz um grande impacto na área da História. Através de simulações, jogos e realidades virtuais é possível interagir com o passado e aproximá-lo do presente, trazendo-o para a contemporaneidade, para a atualidade.

Para discutir acerca dessas questões, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) recebe o painel História e Virtualidade: Museus, Jogos e Novas Tecnologias. O evento, que acontece dia 19/06 (segunda), às 15h, na sede da Fundação, conta com mesa de debates e busca promover o diálogo sobre o desenvolvimento das linguagens digitais e seus resultados no campo da História.

A mesa de debates conta com a participação especial do convidado internacional, Prof. Dr. Miguel Maria Santos Corrêa Monteiro, da Universidade de Lisboa. Também integram o painel os professores da Universidade do Estado da Bahia: Prof. Dr. Alfredo Matta, Profa. Dra. Lynn Alves, Prof. Dr. Helyom Viana Telles e da Professora Maria Antônia Lima Gomes, que apresentará o Museu Virtual do Teatro São João, resultado do seu projeto de pesquisa.

“Estamos produzindo novas linguagens, e através deles, novas concepções para o conhecimento em História. O que se espera é que o evento represente um marco de registro destas novas trilhas de investigação e epistemologia da História e sua articulação interdisciplinar com a simulação e as tecnologias da informação, em particular aquelas de meio digital”, afirma Alfredo Matta.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Fapesb e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb). De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Lázaro Cunha, “Esse evento é mais uma iniciativa da Fundação que visa divulgar a pesquisa científica produzida pela comunidade acadêmica baiana e tem a perspectiva de aproximar o público em geral das inovações que estão modelando o desenvolvimento de nossa sociedade”, destacou.
As inscrições para o Painel podem ser realizadas através do link: https://goo.gl/forms/YJrqpexarrVPcwbx2

SERVIÇO:
Painel História e Virtualidade: Museus, Jogos e Novas Tecnologias
Local: Espaço Lazareto, sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Rua Aristides Novis, 203 – Federação)
Data: 19/06/2017 (segunda-feira)
Horário: 15h
Entrada Gratuita
Inscrições: https://goo.gl/forms/YJrqpexarrVPcwbx2

PROGRAMAÇÃO
14:00h – Credenciamento
15:00h – Abertura – Professor Lázaro Cunha – Diretor-presidente da FAPESB
15:15h – Palestra do Professor Doutor Miguel Maria Santos Corrêa Monteiro – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
15:45h – Debatedores – Professor Doutor Alfredo Matta
Professora Doutora Lynn Alves
16:05h – Apresentação do Museu Virtual do Teatro São João – Professora Maria Antônia Lima Gomes
16:25h – Apresentação Games, memória coletiva e História – Professor Doutor Helyom Viana Telles
16:45h – Discussões Finais/Desdobramentos
17:00h – Encerramento

Voltar