Voltar
Publicado em: 02/12/2010 às 10:23

Fórum Nacional CONSECTI/CONFAP começa em Fortaleza

Por: Ascom/Fapesb

Transição foi a palavra chave do primeiro dia do Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre hoje e amanhã, em Fortaleza, refletindo o momento político do país, que vive a expectativa das mudanças de governo
” Um desenvolvimento de fato robusto e sustentável para o Brasil, só se dará apoiado em uma diretriz clara e bem definida, que paute os novos dirigentes que assumem no próximo ano, independente de suas cores e intenções, disse o presidente do CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Mário Neto Borges, endossando as palavras do presidente do CONSECTI – Conselho Nacional de Secretáros estaduais para assuntos de C&T, René Barrairas. “Ações produtivas pedem diretrizes que assegurem a sua continuidade, independentemente das mudanças políticas”, afirmou Mário Neto, lembrando a necessidade de uma política para o setor.
O assunto fez parte do discurso de quase todos os que compuseram a mesa de abertura do evento. O presidente do CNPq, Carlos Aragão, utilizou-se de ensinos da física para ilustrar a questão. Ele afirmou que estamos vivenciando o que chamou de uma transição contínua. “Tenho confiança nisso”, garantiu. O mesmo tom de confiança e serenidade transpareceu no primeiro painel do dia, quando o Secretário-Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, anunciou a continuidade de programas atuais no próximo governo, durante sua palestra “Plano Nacional de Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”. O Fórum Nacional vai até amanhã, com as ruiniões do Confap, Consecti e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de CTI.

Voltar