Voltar
Publicado em: 18/07/2016 às 15:36

Inaugurada planta piloto de microcervejaria da Bahia

Por: Ascom/Fapesb

A planta piloto da primeira Microcervejaria da Bahia foi inaugurada dentro do campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na última sexta-feira (15). Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a estrutura funciona em ciclos de três meses com capacidade de 600 litros. Um grupo de pesquisadores da Uesc submeteram projetos e foram contemplados no edital de Projetos em Temas Estratégicos de 2011 da Fundação.

De acordo com o professor e coordenador do projeto “Microcervejaria: Instalação de um Centro de Estudos sobre a cerveja na Bahia”, Mauro Moreira explica que a proposta nasceu por conta do crescimento do consumo de cerveja artesanal e destaca o apoio recebido através de edital. “A participação da Fapesb foi fundamental para a aquisição dos equipamentos e para as bolsas dos alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado”, falou.

Moreira afirma que serão promovidos cursos de extensão para produção de cervejas artesanais, com matérias-primas da região, análise sensorial, entre outros, para a comunidade em geral. Além da microcervejaria, o projeto “Formação da Rede de Pesquisa e Produção de Cerveja Artesanal na Bahia”, coordenado pela professora da Uesc, Ana Paula Trovatti Uetanabaro também será desenvolvido no espaço.

Voltar