Voltar
Publicado em: 27/06/2016 às 09:57

Jogo de liderança feminina financiado pela Fapesb ganha destaque

Por: Ascom/Fapesb

Liderança feminina em jogo

“No universo dos games, você passa por um processo de imersão enquanto está jogando. Descobrimos que as pessoas refletem mais sobre o tema quando vivenciam a experiência”.

Com o propósito de educar pela imersão tecnológica, Cristhyane Ribeiro abriu a Sinergia Games, produtora incubada no Parque Tecnológico da Bahia. Com seis anos de existência, a empresa reúne dez colaboradores e um catálogo de sete jogos com temas ligados a desenvolvimento humano, igualdade e autoconhecimento. Um deles, Liderança Feminina, provoca discussões relacionadas ao papel da mulher no ambiente de negócios.

Games além da cultura pop
A administradora Cristhyane Ribeiro, de 44 anos, já morou em Recife, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e por seis anos na Sibéria. Fez cursos de Administração, Psicologia Jungiana e, há um semestre, resolveu se aprofundar em design de jogos digitais. Interessada em mitologia africana e em história de civilizações antigas, acredita que é possível criar experiências que não sejam apenas um remix da cultura pop e levar mais substância ao audiovisual.

Na produtora, ela experimentou diversas plataformas, como jogos lançados em formato de livro de RPG, experiências para navegador e aplicativos para Android. Seu sonho é disponibilizar todo o conteúdo produzido para consoles como Playstation e Xbox. Um de seus principais projetos hoje é o jogo Liderança Feminina, inspirado no livro “Faça Acontecer”, de Sheryl Sandberg. O game é usado para mostrar o potencial feminino de liderança em palestras para empresas.

“Existe uma barreira que é invisível. Todo mundo diz que é democrático, mas não é. Se mais mulheres chegarem a cargos de liderança, mais mulheres elas vão ajudar a subir”.

Outro destaque é Cosmopolitan, que aborda o desenvolvimento pessoal com o auxílio do método AIC (Apreciação, Influência e Controle), direcionado a mulheres jovens. Disponível para iOS e Android, o jogo cooperativo pode ter até seis jogadores. Ele ajuda a identificar pontos fortes da personalidade de cada pessoa que podem ser desenvolvidos, ao mesmo tempo que propõe uma discussão sobre as dificuldades que as mulheres vivem. Para instigar a projeção do futuro, a personagem de cada jogador passa por escolhas de carreira, gravidez e um período sabático para descobrir qual caminho seguir. O conhecimento adquirido no jogo reúne dicas aplicáveis na vida profissional.

Para a pesquisadora, mais que desenvolver o ambiente de carreira da mulher, o futuro ideal para a Sinergia é levar ao grande público o primeiro jogo que aborda a diversidade de gênero no ambiente profissional. “Criar algo me completa muito. E empoderar as mulheres pessoalmente e profissionalmente é a minha luta.”

Fonte: Programa ‪#‎ElaFazHistória‬

Voltar