Voltar
Publicado em: 14/07/2016 às 14:12

Lançado edital que disponibiliza R$ 21 milhões para inovações em empresas de micro e pequeno porte

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia realizou nesta quinta-feira (14), a solenidade de lançamento do edital Pappe Integração, iniciativa da Fapesb em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo do edital é apoiar inovações em empreendimentos baianos de micro e pequeno porte através de recursos de subvenção econômica, a fim de aquecer a economia do estado.

Com o Espaço Lazareto lotado de autoridades, o diretor-presidente da Fundação, Eduardo Almeida discursou sobre a importância do Pappe para os empresários e empreendedores. “É um edital que apoia diferentes áreas. Entendemos que no momento o cenário econômico do país não é favorável para C,T&I, então esse esforço em conjunto com a Finep é muito importante para o desenvolvimento da economia do Estado”.

Manoel Mendonça, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação ressaltou a responsabilidade de ter esse recurso destinado à inovação: “Nós temos esforço em premiar ideias inovadoras, fomentos como o Pappe e empréstimos com baixos juros pelo Desenbahia (Inovacred). Tudo isso faz parte de um ecossistema”. Mendonça acredita que mesmo em um momento economicamente delicado, “a inovação é o caminho para desenvolver o país”, falou.

Segundo Marcelo Camargo, gerente de Produtos Financeiros da Finep, a intenção é que o recurso seja utilizado em projetos de grande alcance, que possam aumentar a competitividade das empresas, a fim de mantê-las no mercado. Além destes, discursaram na cerimônia o diretor de Inovação da Fapesb, Lázaro Cunha e Leone Peter, gerente de Unidade do Senai Cimatec.

A representante da empresa Dossier Digital, incubada do Parque Tecnológico, contemplada pelo edital Tecnova e pelo Inovacred, Letícia Lisboa, falou sobre sua experiência com financiamento e apoio da Fundação: “A gente tem que acreditar na ideia. Em 2009, a Dossier tinha um sonho e com os recursos geramos inovações. Vale a pena encarar as dificuldades, a burocracia”. Letícia contou que essas oportunidades não viabilizam apenas os negócios, mas também melhoram o cenário de inovação na Bahia.

Diferentes áreas como comércio e serviço, biotecnologia, economia criativa, acessibilidade, saúde, segurança, games, dentre outras, serão amparadas pelo edital. Nesta edição, há também a possibilidade de submissão no tema “Tecnologias para produtos, serviços e processos para o combate ao Vírus Zika e ao mosquito Aedes Aegypti”. O formulário de inscrição e o edital estarão disponíveis no portal da Fapesb a partir do dia 22 de julho, através do site www.fapesb.ba.gov.br

Voltar