Publicado em: 18/10/2010 às 11:06

Mais de 12 mil crianças são esperadas na Semana de Ciência e Tecnologia

Mais de 2.500 crianças e adolescentes já passaram, até o meio-dia de hoje, pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia. Até sexta-feira, mais de 12 mil visitantes, principalmente estudantes da rede pública, são esperados na Arena Universo (ao lado do antigo Tereza de Lisieux). Pela manhã, autoridades foram ao evento para a abertura oficial do principal evento de popularização das ciências.
Anfitrião do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Feliciano Tavares Monteiro, lembrou que a pesquisa dá resultados vitoriosos, inclusive salvando vidas. “Temos uma enorme responsabilidade por sermos a primeira secretaria de Ciência e Tecnologia do Brasil, com sua origem em 1969, mas isso nos dá mais ânimo para trabalhar em um mundo cada vez mais competitivo para que possamos alcançar resultados maiores e melhores”.
Representando o governador Jaques Wagner, o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, acredita que um dos maiores desafios seja o conhecimento para a mudança de paradigma de desenvolvimento do planeta. “Transformamos recursos naturais em bens de consumo que vão para o descarte e a pesquisa pode contribuir para o conjunto da sociedade ter melhores condições de vida”.
O secretário de Relações Institucionais, Edmilson Pial, refletiu sobre o desafio de construir ciência e tecnologia na Bahia e no Brasil. “Durante muito tempo apenas uma pequena parcela teve acesso ao saber. Ao desenvolver, vamos buscar novos talentos que levem ao desenvolvimento inclusivo e sustentável”.
O reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentin, lamentou o fato das fortes chuvas terem levado à interdição do Museu de Ciência e Tecnologia da Uneb, mas ressaltou que alguns dos experimentos mais interessantes foram transferidos para a feira. “As universidades querem ser parceiras de iniciativas como esta que mostram a importância do trabalho dos nossos pesquisadores”, disse.
O deputado estadual Euclides Fernandes destacou a importância do evento. “Aqui trazemos à tona conhecimentos para a nossa juventude que se aproxima dos avanços que são necessários para a nossa sociedade”, afirmou.
Ciência na Estrada
Pesquisador da Fiocruz e coordenador do programa Ciência na Estrada, o Dr. Marcos Vannier foi homenageado pelo empenho na popularização das ciências. “Fazer a inclusão social pela ciência não envolve apenas laboratórios e microscópios eletrônicos, mas experimentos simples, fáceis de serem reproduzidos em salas de aula, transformam a ciência em algo mais palatável e acessível”, avaliou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento aberto, na sede da Faculdade Universo, em Salvador, na Avenida Antonio Carlos Magalhães. A mostra vai até sexta-feira (22).
Fonte: Ascom Secti