Voltar
Publicado em: 20/10/2016 às 17:52

Ministro de C&T visita estande da Fapesb

Por: Ascom/Fapesb

O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia recebeu nesta quinta-feira (20), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a visita do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O evento que acontece no Senai Cimatec até o próximo sábado (22), apresenta novidades na área de C&T, com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”.

Durante a visita, o ministro conheceu detalhes do projeto ‘Caracterização, avaliação e customização da qualidade de amêndoas de cacau e variedades clonais para produção de chocolate’, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira(Ceplac), desenvolvido pelos pesquisadores Carlyle Matos e Cilene Souza.

“O projeto consiste em estudar as características físicas, físico-químicas, químicas e sensoriais de variedades clonais do cacau, com tolerância ou resistência ao fungo da vassoura de bruxa. Através da pesquisa, a gente faz o chocolate de cada variedade estudada e misturas (blends), para melhoramento dos atributos sensoriais que não são bem aceitos pelo consumidor de chocolate”, explica Cilene.

Para o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida expor os projetos de pesquisa apoiados pela Fundação, é uma forma de mostrar os resultados e estimular a produção de conhecimento científico. “A Fapesb é uma instituição referência para o fomento da Ciência e Tecnologia no Estado, por isso a participação na SNCT é crucial para estimularmos jovens estudantes a se tornarem futuros pesquisadores”, destaca Almeida.

A pesquisadora Cilene explica que “é de suma importância participar da SNCT porque é uma forma de despertar o público diverso para a pesquisa e ver a importância do que é o conhecimento sobre a qualidade dos alimentos que a gente consome no dia a dia. Isso é o mais importante de tudo”, concluiu.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Senai Cimatec, em Piatã, até sábado (22), com entrada gratuita. Ainda vão circular pelo estande da Fapesb, projetos sobre cacau, polpa de frutas, águas salobras, mangas, azeite de dendê, pescado, aplicativo contra o aedes aegypti, além de uma armadilha para moscas.

Voltar