Voltar
Publicado em: 25/05/2016 às 16:36

Nova Estação Metereológica é instalada em Laboratório de Física da UEFS

Por: Ascom/Fapesb

O edital Fapesb de “Apoio a Soluções Inovadoras para a Fruticultura no Estado da Bahia”, possibilitou funcionamento de uma Estação AcuRite’s Pro5-in-1, que mede  temperatura, umidade, quantidade de chuva, direção e velocidade do vento.

Visando combater a praga “Huanglongbing”, que afeta frutas cítricas, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) inaugurou, neste mês, uma nova Estação Metereológica. Desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) através do edital 001/2014, a Estação contribui para pesquisas no combate da doença.

A Huanglongbing é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp e transmitida pelo inseto Diaphorina citri, que se alimenta da seiva de plantas cítricas. As plantas infectadas apresentam frutos de baixa qualidade, com pouco sugo e sabor amargo. Segundo Mirco Ragni, membro pelo Laboratório de Exobiologia (LECE) e do departamento de física da UEFS, o projeto pretende desenvolver métodos para controlar a dispersão dos insetos vetores, a fim de impossibilitar a transmissão da bactéria. Para isso, são realizados testes de campo com armadilhas adesivas.

Um dos problemas enfrentados pelos pesquisadores é que a presença de insetos é condicionada por fatores climatológicos, tais como umidade, temperatura, chuva e intensidade de radiação UV. Desta forma, torna-se importante monitorar as condições do ambiente, no qual os testes são conduzidos, para relacionar a eficiência dos dispositivos testados com a população de insetos. “Por exemplo, uma armadilha adesiva pode mostrar uma baixa eficiência na captura de insetos, só porque foi mal colocada com respeito à direção do vento ou da incidência de raios solares”, explica Mirco.

Benefícios para Feira de Santana

Para o funcionamento da Estação Metereológica, que está instalada no Laboratório de Física (Labofis), no módulo 4 do campus universitário, a Fapesb disponibilizou duas bolsas de pesquisa: uma de iniciação científica e uma de apoio técnico. Com este trabalho de coleta de dados é possível fazer previsões atmosféricas, que pode ser acessado por meio do link https://www.wunderground.com/br/feira-de-santana/.

Além das previsões, o grupo tem interesse em montar um sistema que atenda as exigências da população, como por exemplo, informar diariamente sobre a possibilidade de chuva ou a taxa de radiação UV por SMS. Desta forma, a população poderá se precaver e não sofrer com fatores climáticos. Outro possível interesse está relacionado com o ensino e a modelagem matemática. Estudantes podem aprender a desenvolver ou testar modelos matemáticos para previsões atmosféricas usando os dados gerados pela Estação.

Voltar