Voltar
Publicado em: 16/02/2017 às 11:01

Pesquisador da Fapesb tem artigo publicado em revista científica internacional

Por: Ascom/Fapesb

Pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Porto, através de convênio da Fundação.

Imagina se inscrever em um edital da Fapesb, ser aprovado, e ainda ter seu artigo publicado em uma das maiores revistas científicas do mundo? Pois essa foi a trajetória do pesquisador Daniel Gouveia Costa, depois de ter sido aprovado no edital de Cooperação Internacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

O professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana, através da parceria com a Universidade do Porto, em Portugal, lançou o artigo “Enhancing the Availability of Wireless Visual Sensor Networks: Selecting Redundant Nodes in Networks with Occlusion”, publicado pela revista Applied Mathematical Modelling, da Elsevier, uma das mais respeitadas no ambiente científico.

O trabalho de Costa discute a utilização de redes de câmeras digitais para fornecimento de dados visuais, em situações como controle de tráfego e segurança pública, e os obstáculos que árvores, muros e caminhões podem causar na qualidade do monitoramento desses dados. “Além de indicar o nível de “confiança” da rede em relação a sua disponibilidade, o artigo também propõe algoritmos para redirecionar câmeras para, assim, reduzir o impacto de obstáculos no monitoramento”, afirma Costa.

A aprovação no edital da Fapesb de Cooperação Internacional proporcionou ao pesquisador o desenvolvimento do projeto “Implantação e Cobertura Ótimas em Redes de Sensores Visuais sem Fio: Explorando a Relevância de Monitoramento dos Nós Fontes”, do qual teve origem o artigo publicado.

“A Fapesb permitiu uma maior interação da minha pesquisa com os trabalhos realizados na Universidade do Porto. As atividades de pesquisa foram, ao longo de três anos, realizadas com o apoio de ferramentas de colaboração na Internet. Contudo, o uso de recursos para a realização de viagens à Portugal, permitiu um desenvolvimento mais expressivo da pesquisa”, afirma.

A publicação do trabalho em uma revista de grande impacto na comunidade acadêmica representa uma conquista para todos, afirma o pesquisador. “A Applied Mathematical Modelling, publicada pela Elsevier, é uma das principais revistas científicas no mundo que tratam da utilização da modelagem matemática para solução de problemas reais. A publicação do artigo nessa revista é, portanto, uma importante conquista para a minha carreira, para a UEFS, para a Universidade do Porto e para a Fapesb”, comemora Daniel Costa.

Voltar