Publicado em: 06/06/2016 às 15:47

Professor Jamary Oliveira palestra sobre recombinação em música, na Fapesb

oiee 5

O professor aposentado da Escola de Música da UFBA, Jamary Oliveira, ministrará a palestra “Recombinação em música: caos, ciência e cultura” a partir das 9h do dia 13/06, no Salão Lazareto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, localizada na Federação. A atividade tem acesso livre a interessados e é promovida pela Academia de Ciências da Bahia (ACB) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) . Informações pelos telefones: (71) 31167654 (manhã) – (71) 986722370.

Sobre Jamary

Estudou viola, flauta e tuba, graduando-se em Composição (1969) pela Escola de Música da UFBA, na classe de Ernst Widmer. Participou de vários cursos de extensão com professores como Edgar Willems, Ingmar Gruemauer, Edino Krieger e Peter Maxwell Davies. Concluiu seu mestrado em composição na Universidade Brandeis (1979), e o doutorado, também em composição, na Universidade do Texas em Austin (1986).

Foi docente de Literatura e Teoria Musical e de Composição da UFBA e um dos fundadores do Grupo de Compositores da Bahia. Participou ativamente dos Festivais de Música Nova na Bahia, assim como de cursos internacionais de música. Tornou-se um dos pioneiros, no Brasil, na pesquisa de softwares musicais, atividade que resultou na elaboração de programas como SONG.DATA, FRELMUS, PCN e outros. Em 1991, presidiu a Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e foi representante da área de Música no CNPq. Em 1994 foi eleito membro da Academia Brasileira de Música.

Atualmente, Jamary dedica-se à música eletroacústica, e ao desenvolvimento do PCN (Processador de Classe de Nota), um software empregado tanto no auxílio de análises musicais como na composição.

Link: https://www.ufba.br/noticias/professor-jamary-oliveira-palestra-sobre-recombina%C3%A7%C3%A3o-em-m%C3%BAsica-na-fapesb