Voltar
Publicado em: 19/02/2018 às 16:14

Professora da UFBA ganha prêmio do Conselho Regional de Nutrição

Por: Ascom/Fapesb

Fonte: Internet

É com imenso prazer que parabenizamos a pesquisadora Deusdelia Teixeira de Almeida, pelo prêmio Angeolina Rossi. O prêmio em questão é concedido a  profissionais de nutrição que desenvolvam trabalhos de destaque em determinados campos da área.

 

Deusdelia, que é professora do curso de nutrição da UFBA, produziu, com o apoio da Fapesb, o trabalho “Composição centesimal e de minerais do Abará, Abala ou Olelé”, que teve como objeto de estudo a avaliação das características físico químicas e fatores antinutricionais de abarás comercializados nas ruas de Salvador.

 

Além de tratar sobre a pesquisa em si, a metodologia e mencionar a importância da sua equipe, a professora Deusdelia discorreu um pouco sobre o desenvolvimento do projeto e nos contou algumas curiosidades “É a segunda vez que recebemos o prêmio Angeolina Rossi, que também foi professora da UFBA. Comecei a estudar o azeite de dendê, que é um ícone cultural bastante importante, além de ser o azeite mais utilizado no mundo. Estudamos também o acarajé, um produto não só alimentar, mas também com aspectos religiosos. Já o abará possui um campo nada explorado no ramo da nutrição e fizemos o seu estudo caracterizando toda a composição centesimal, análise de textura e cor, fatores antinutricionais, carotenóides totais e perfil dos ácidos graxos (ainda em análise). Você vai até se espantar quando eu disser que o acarajé tem pouquíssimo feijão fradinho na composição. É válido salientar também, que as pessoas sempre comem acarajé pensando que comem mais calorias que o abará, no entanto, aferimos na pesquisa que fizemos, com 150 amostras de acarajé, que o mesmo possui 80g em média e o abará tem 186g.”

A pesquisa realizada pela professora Deusdelia e sua equipe mostra ser inovadora e importante para o estado da Bahia, levando em conta que um traço importante da cultura de qualquer lugar é a comida. Uma frase da pesquisadora que sintetiza muito bem a importância do trabalho em questão é: “É sempre bom mostrar não só o que a baiana tem, mas também o que ela faz.”

 

 

Voltar