Publicado em: 24/04/2017 às 14:51

Projeto apoiado pela Fapesb discute a relação entre memória e dança

Em homenagem ao Dia Internacional da Dança, a Fundação divulga a pesquisa “Dança: memória e transformação como condição de existência”.

Presente na sociedade humana desde a antiguidade, a dança representa uma mudança de significação dos processos artísticos através do tempo. Pensando na relação entre a manifestação artística, a memória e a existência, o pesquisador Claudinei Sevegnani, desenvolveu sua dissertação de mestrado, “Dança: memória e transformação como condição de existência”.

O projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), buscou abordar aspectos da memória e seus processos de evocação e consolidação de padrões em dança. “A pesquisa traz uma perspectiva de que as memórias se dão na dança para além dos seus sujeitos particularizados, gerindo uma memória em dança que se atualiza e que possibilita sua continuidade, em que a transformação é condição de existência”, afirma Sevegnani.

Para o pesquisador, a dança atual representa uma evolução: “As memórias se configuram como atualizações e refazimentos em dança, constituindo espaços de pesquisa para compreender que a dança de hoje não é resultado de um progresso – no sentido de melhoria, portanto, carregado de aspectos de valoração –, mas sim no sentido de evolução, constituído por processos que acontecem ao longo do tempo e que configuram transformações”, explica.

Atualmente, Sevegnani é doutorando em Artes Cênicas no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Para ele, o apoio da Fapesb foi fundamental para o desenvolvimento da sua dissertação de mestrado. “O apoio da Fapesb foi muito importante para o desenvolvimento da pesquisa. É necessário um tempo dilatado para que isso aconteça, bem como certa qualidade nesse tempo. Isso se tornou muito viável com o apoio da Fapesb”, ressalta.

Comemorado dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional de Dança da UNESCO em 1982, e serve para nos lembrar da importância desta manifestação artística e, principalmente, para dar mais visibilidade a uma das mais importantes artes cênicas.