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Publicado em: 03/07/2017 às 17:41

Projeto apoiado pela Fapesb discute utilização de dispositivos digitais móveis em sala de aula

Por: Ascom/Fapesb

Utilizar dispositivos digitais móveis em sala de aula não é uma prática do futuro, escolas da região nordeste estão adotando como metodologia, celulares, tablets e notebooks no ambiente escolar. Para analisar esse fenômeno, a pesquisadora Eunice Santos, apresentou a dissertação “As políticas de Informação Digital adotadas nas Escolas Públicas no Nordeste”, durante banca no Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia.

O projeto que foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), por meio de bolsa de mestrado, demonstrou que os dispositivos móveis são importantes no acesso à informação, resultando em acréscimo da aprendizagem e do conhecimento. Inicialmente, a pesquisa propiciou conhecer de forma mais aprofundada o potencial dos dispositivos móveis analisados para utilização em sala de aula.

A pesquisadora afirma que “Os professores relataram suas experiências em sala de aula com o celular, tablet e notebook. Eles percebem, em sua maioria, que o uso dos dispositivos digitais móveis nas aulas trás mais resultados na exposição dos assuntos, na aquisição do conhecimento pelos alunos, pois, segundo os professores pesquisados, as aulas com o uso dessas tecnologias digitais móveis despertam o interesse do aluno em sala com relação às aulas sem o auxílio dessas tecnologias”, explicou Eunice Santos.

Outro resultado da pesquisa, revela que aproveitamento de recursos digitais em sala de aula motivam os alunos e propicia interação entre alunos e professores. A apresentação do projeto também repercutiu de maneira positiva. “Uma escola pública no estado do Ceará a ser convidada pela Tecnologia/Google for Education para apresentar sua experiência nas Secretarias de Educação do estado de Sergipe e Mato Grosso. A pesquisa identificou essa escola pública de ensino médio em Fortaleza (CE), que pode servir de exemplo ao possuir uma política de informação digital na adoção dos dispositivos móveis em sala de aula”, concluiu.

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